Fonte: Secretaria Executiva do FBES e www.teia2008.org

Entre os dias 12 e 16 de novembro acontceu o maior encontro da diversidade da cultura brasileira: a TEIA. O encontro, que já percorreu as cidades de São Paulo (SP) e Belo Horizonte (BH), aconteceu em Brasília. Com o tema “Iguais na diferença”, a TEIA 2008 celebra os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

A economia solidária esteve também presente no evento. O Fórum de Economia Solidária do Distrito Federal e Entorno realizou durante o encontro uma Feira de Economia Solidária, que também contou com a presença de empreendimentos econômicos solidários do Fórum Goiano.

No dia 15, sábado, aconteceu o debate “Cultura, economia solidária e estratégias de desenvolvimento sustentável”. As discussões foram animadas animadas pelo Fórum Brasileiro e Fórum DF e Entorno de Economia Solidária e a Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES). A roda de prosa abordou a experiência de organização dos atores da Economia Solidária no Brasil e a perspectiva da Economia Solidária como estratégia para mudança do atual modelo de desenvolvimento. A proposta do espaço foi dialogar com os Pontos de Cultura – que em muitos casos também se organizam de modo solidário para a produção artística, artesanal e cultural – no intuito de fortalecer as convergências entre os dois movimentos e entre as políticas públicas voltadas aos dois temas.

Representaram o FBES no encontro Daniel Tygel, e Paulo Henrique de Moraes, do Fórum de Economia Solidária do DF e Entorno. Gabriela Cavalcanti Cunha e Haroldo Mendonça, representaram a Secretaria no debate.