Fonte: Faces do Brasil
A entidade sem fins econômicos Faces do Brasil, lança, no dia 01 de dezembro de 2008, o primeiro Portal Brasileiro de Comércio Justo e Solidário www.facesdobrasil.org.br em parceria com a agência de cooperação Oxfam Novib.
O objetivo desse portal é difundir o conceito, os princípios e os critérios do comércio justo e solidário no Brasil e no mundo, visando promover práticas comerciais mais justas, inclusão social e desenvolvimento regional. Para tanto, disponibilizará informações sobre o tema e sobre as atividades do Faces, de forma a ampliar o intercâmbio de conhecimentos e experiências, estimular o diálogo e a participação, além de aproximar produtores, comerciantes, consumidores, entidades sindicais, assessorias e órgãos governamentais.
“Esperamos desse modo, aumentar e aprofundar, de forma significativa, a participação cidadã na construção e implantação do Comércio Justo e Solidário (CJS) no Brasil, e fortalecer institucionalmente as organizações que participam dessa Plataforma” – explica Fabíola Zerbini, Secretária Executiva do Faces do Brasil.
O Portal Brasileiro de Comércio Justo e Solidário oferecerá ainda as seguintes seções: Banco de dados de pesquisas (teses, dissertações e artigos em geral), Download de conteúdos educativos, como apresentações, cartilhas, textos, livros, arquivos de áudio e vídeo, Ponto de Vista (relatos de experiências, opiniões e debates), Notícias, Participe (inserção de documentos, links, notícias e eventos pelos usuários), Enquetes e Questionários.
“O Brasil é o país pioneiro na construção de uma política pública de regulamentação e fomento a este tema: o Sistema Nacional de Comércio Justo e Solidário (SNCJS), a ser promulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego em breve. Daí a importância de uma ferramenta de comunicação e interação como esta” – acrescenta Fabíola.
Sobre o Faces do Brasil
A Plataforma de articulação e debate Faces do Brasil, foi criada em 2001, por iniciativa de um conjunto de entidades públicas e privadas interessadas na construção coletiva de estratégias, conceitos e procedimentos que garantissem uma identidade brasileira ao movimento internacional de Comércio Justo, em especial na perspectiva de desenvolvimento de mercados locais para estas cadeias produtivas, qualificadas pelos princípios da solidariedade e da justiça. Atuando na articulação política e institucional, na promoção de conceito, na sistematização e produção de conhecimento e no fortalecimento de canais de comercialização e consumo solidários, o Faces e seus membros buscam concretizar sua missão – “fomentar a construção do comércio justo e solidário, como instrumento de uma economia inclusiva, solidária e sustentável”.
Atualmente o Faces do Brasil é composto por 17 membros, quatro apoiadores e três parceiros governamentais. São eles:
Membros:
– Associação de Certificação Socioparticipativa da Amazônia (ACS Amazônia)
– Associação Nacional de Trabalhadores e Empresas de Autogestão (ANTEAG)
– Cáritas Brasileira
– Centro de Ação Comunitária (CEDAC)
– CONSOL – Mundo Paralelo
– Departamento de Estudos Sócio-Econômicos Rurais (DESER)
– Ética Brasil
– Federação dos Órgãos para Assistência Educacional (FASE)
– Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (IMAFLORA)
– Instituto Kairós
– Onda Solidária
– Rede Cerrado
– SEBRAE Nacional
– Tulipe Engenharia e Projetos Ltda
– União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (UNICAFES)
– União e Solidariedade das Cooperativas Empreendimentos de Economia Social do Brasil (UNISOL)
– Visão Mundial.
Parceiros Governamentais:
– Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA)
– Secretaria do Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SDT/MDA)
– Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego (SENAES/MTE).
Apoiadores:
– SENAES – Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego
– Fundação Banco do Brasil
– Fundação Friedrich Ebert
– Oxfam Novib e Solidaridad.
Informações: Fabíola Zerbini fabiolazerbini@facesdobrasil.org.br e Flávia Ferros flaferros@gmail.com Telefone: (11) 2174-2035.
Prezadas,
Estou devolvendo um trabalho sobre COMÉRCIO JUSTO e preciso de dicas de publicações para realizar a minha pesquisa.
Desse modo, acredito que a entidade FACES DO BRASIL poderá me ajudar.
Seria possível?
Desde já agradeço
Marilda Galindo
Salvador – Bahia