Fonte: evouriques@terra.com.br
Instituto Alana realizou no 2º Fórum Internacional Criança e Consumo nos dias 23 a 25 de setembro, em São Paulo, um debate sobre como a sociedade de consumo e as mídias de massa impactam a formação de crianças e adolescentes.
Com a participação de acadêmicos e pesquisadores renomados de universidades e instituições brasileiras, o evento também recebeu duas das maiores especialistas internacionais: a professora e autora de Crianças do Consumo Susan Linn, e a coordenadora do International Clearinghouse, principal observatório das relações entre mídia e infância, Cecilia von Feilitzen.
Realizado em um contexto de intensas discussões no que diz respeito à comunicação mercadológica dirigida a crianças e adolescentes, o evento pretende despertar a reflexão de pais, educadores, empresários e formadores de opinião, além do próprio mercado publicitário, sobre o tema. Afinal, o consumismo na infância é um problema de todos e afeta o meio ambiente, a economia e a sociedade. Participe!
Abertura – 23/09 terça-feira
18h30 – Abertura dos trabalhos: Isabella Henriques, coordenadora do Projeto Criança e Consumo
Apresentação do documentário: “Criança, a alma do negócio”, seguido com debate, intermediado por Zico Góes, ex-diretor de programação da MTV e professor da FAAP, com a diretora e o produtor executivo do filme, Estela Renner e Marcos Nisti.
—–
24/09 (Quarta-feira)
Debates: Educação, Consumo e Infância
Palestrantes: Mário Sergio Cortella, filósofo, doutor em educação e Professor da PUC-SP; Susan Linn, psicóloga, diretora associada do Media Center of the Judge; Baker Children’s Center, doutora em educação, Professora da Universidade de Harvard e autora do livro Crianças do Consumo; Yves de La Taille, psicólogo e educador, doutor em psicologia escolar e do desenvolvimento humano, Professor da USP e Conselheiro do Projeto Criança e Consumo
Debatedora: Regina de Assis, educadora, doutora em currículo e ensino para educação infantil e presidente da MultiRio
Mediadora: Solange Jobim, psicóloga, doutora em educação, Professora da PUC-Rio e Conselheira do Projeto Criança e Consumo
Horário – 18:30 às 22:30
A Mídia como Corpo Docente – Mario Sergio Cortella
Consumismo e aprendizagem: como o marketing dirigido às crianças captura seus corações e mentes – Susan Linn
Cultura da vaidade e consumo – Yves de La Taille
25/09 (Quinta-feira)
Debates: Educação, Consumo e Infância
Palestrantes: Gilberto Dupas, coordenador geral do Grupo de Conjuntura Internacional da USP, presidente do Instituto de Estudos Econômicos e Internacionais (IEEI) e Professor-Visitante da Universidade Paris II; Marcelo Sodré, doutor em direito do consumidor e Professor da PUC-SP; Cecilia von Feilitzen, doutora em sociologia e coordenadora científica da International Clearinghouse on Children, Youth and Media, trabalho realizado em parceria com a UNESCO, na Nordicom, University of Gothenburg, Suécia
Debatedor: Clóvis de Barros Filho, doutor em comunicação, Professor da USP e da ESPM e Conselheiro do Projeto Criança e Consumo
Mediador: Ladislau Dowbor, doutor em economia e Professor da PUC-SP
Horário – 18:30 às 22:30
Protegendo a Liberdade da Criança – Gilberto Dupas
A proteção da sociedade, a liberdade de expressão e a liberdade na atividade publicitária: uma confusão conceitual – Marcelo Sodré
Infância, mídia e sociedade de consumo – Cecília von Feilitzen