Fonte: Ângelo Cavalcante (Departamento de Economia – UFG): angelocavalcante@yahoo.com.br
Está sendo ministrada, desde o dia 11 de agosto, na Universidade Federal de Goiás, campus II, em Goiânia, a disciplina ECONOMIA SOLIDÁRIA.
Trata-se de uma solicitação dos estudantes de economia do III período, turno noturno, e que já no primeiro semestre de 2008 descobriram que a economia servia para outras atividades, além da mera acumulação de capitais para pequenos grupos e, é claro, em detrimento de imensas maiorias. Descobriram que a economia, se realmente solidária, justa e equilibrada serve para promover eqüidade, justiça social, política e ambiental, bem como para promover valores comunitários, participativos e de unidade social.
Esta disciplina recebeu apoio, de pronto, da coordenação do curso de Economia e da Incubadora Social da UFG. Consta em sua ementa, o estudo de categorias essenciais para a própria compreensão da economia solidária, tais como: Trabalho; Concepções de Estado; Tecnologia; Modos de Produção; Ecologia; Cultura; Sustentabilidade; Desenvolvimento; Autogestão; Dentre outros.
Matricularam-se neste primeiro curso, vinte e sete estudantes advindos dos cursos de Economia, Administração de Empresas, Contabilidade, Direito, Filosofia, Ciências Sociais e História. Participam também, na condição de ouvintes, pessoas da comunidade e simpatizantes da economia solidária. A idéia é que a disciplina continue e que seja efetivamente disponibilizada para todos os participantes do movimento de economia solidária de Goiás.
Maiores informações
Fernando Bartholo (Incubadora Social/UFG): fernandobartholo@agro.ufg.br (62)8403-9227
Ângelo Cavalcante (Departamento de Economia – UFG): angelocavalcante@yahoo.com.br (62)9911-2880