Fonte: http://www.cfemea.org.br/noticias/detalhes.asp?IDNoticia=768
A partir de proposta apresentada pelo Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher – NEIM, órgão suplementar da UFBA, e do Departamento de Ciência Política, a Universidade Federal da Bahia oferece o primeiro curso de graduação, do Brasil, em Estudos em Gênero e Diversidade.
O concluinte do curso fará jus ao título de Bacharel em Estudos de Gênero e Diversidade, o que lhe possibilitará atuar no mercado de trabalho na avaliação, planejamento, implantação e execução de políticas públicas com enfoque de gênero e diversidade necessárias para o desenvolvimento nacional e regional baseadas na equidade, cidadania e auto-sustentabilidade.
O profissional formado neste curso poderá atuar em:
· Organismos Municipais e Conselhos de Controle Social
· Organismos Estaduais e Conselhos de Controle Social
· Órgãos e Empresas Estatais
· Consultoria e Assessoria a ONGs
· Empresas particulares com responsabilidade social
· Cooperativas
· Sindicatos
· Associações
· Fundações de direito público e privado
Dentre outras organizações públicas ou privadas.
A proposta apresentada pelo NEIM se insere nas diretrizes do II Plano Nacional de Políticas para Mulheres, implementado pela Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres do Governo Federal, e faz parte do REUNI do Governo Federal. Além desta graduação a UFBA também aprovou, no contexto dos bacharelados interdisciplinares de Humanidades, a área de concentração em Estudos de Gênero, outra proposta do NEIM e do Departamento de Ciências Políticas. Estes cursos já serão oferecidos no próximo vestibular, em 2009.
O curso será administrado pelo NEIM e será oferecido em período noturno com duração de oito semestres. O ingresso será anual e para a primeira turma foram oferecidas 50 vagas.
A criação deste curso visa atender a uma demanda por profissionais especializados na área de Gênero e Diversidades gerada pela criação e implantação de secretarias específicas para as questões das mulheres e promoção da igualdade racial, tanto nos estados quanto nos municípios, bem como a implantação e execução das ações dos Planos Nacionais de Políticas para as Mulheres e da Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial, e seus desdobramentos em planos estaduais e municipais.
Mais informações
Profa. Dra. Cecilia M. B. Sardenberg,
Diretora do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher – NEIM
Universidade Federal da Bahia – UFBA
Estrada de São Lázaro, 197 – Federação
Salvador, Bahia, BRASIL
Telefax: 55-71-3237-8239