Fonte: Marcelo Freitas (marcelodefreitas@gmail.com)

O Fórum de Economia Popular Solidária (FEPS) de Canoas/ RS realizou, no dia 22 de agosto, um encontro com os candidatos à Prefeitura Municipal para que fossem apresentadas as propostas dos prefeituráveis no campo da economia solidária. Seguindo instruções da justiça eleitoral, o encontro foi programado com apresentações individuais de cada candidato para a platéia, sem debates entre os mesmos (o que exigiria registro específico para o evento).

Dos quatro candidatos, somente o candidato Jurandir Maciel (PTB) ausentou-se, estando presentes os candidatos Paulo Sérgio (PSOL), Nedy (PMDB) e Jairo Jorge (PT). Cada candidato apresentou suas propostas e respondeu aos questionamentos do FEPS por 30 minutos.

Todos os três candidatos comprometeram-se, formalmente, com as demandas apresentadas pelo FEPS, que eram:

– espaço fixo de comercialização, articulação e formação para a economia popular solidária;

– calendário de feiras municipais de economia popular solidária;

– políticas específicas de formação e qualificação profissional;

– assessoria técnica aos empreendimentos;

– desenvolvimento de política municipal de micro-crédito;

– desenvolvimento de política municipal de incubação de novos empreendimentos;

– investimento na divulgação da proposta de economia popular solidária no município;

– incremento de compras públicas dos empreendimentos de economia solidária;

– desenvolvimento de legislações específicas.

Ao final de cada apresentação, os candidatos foram convidados a assinar a ata com o registro de suas falas. Durante as sessões de perguntas também foram protocoladas entregas, a cada candidato, de uma carta com demandas específicas dos empreendimentos de reciclagem do FEPS. O encontro contou com a participação de 70 representantes de empreendimentos e entidades de apoio integrantes do FEPS de Canoas.

A avaliação do evento acontecerá na próxima reunião mensal do FEPS, marcada para o dia 12 de setembro, às 14h, no Unilasalle.