Fonte: Suely Guimarães (sguimaraes@uneb.br)
Nos últimos anos, os temas Economia Solidária e Cooperativismo Popular vêm ocupando espaços crescentes no interior das universidades brasileiras. Isto se deve ao fato de se crer que a universidade tem um papel importante a cumprir no enfrentamento das enormes desigualdades e exclusões que marcam o atual cenário social, econômico e político do nosso país. Acredita-se, além disso, que a economia solidária pode estruturar uma via contra-hegemônica para a superação dessas iniqüidades e para a produção de uma nova sociedade, de uma nova economia e de uma nova política.
É nesse contexto que a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade do Estado da Bahia (ITCP/UNEB), integrante do Programa Nacional de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares, lançado em maio de 1998, e da Rede Universitária de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas, promove o I Seminário de Economia Solidária, Cooperativismo Popular e Universidade.
Acesse a programação do Seminário em http://www.fbes.org.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=836
O evento terá como foco, nesta sua primeira edição, o lugar e o significado da Economia Solidária num contexto marcado pelo acirramento da competição nos âmbitos dos mercados hegemônicos e pela destruição da idéia de solidariedade. Cruzando um olhar histórico com uma análise da contemporaneidade, pretende-se saber quais são as possibilidades e caminhos da Economia Solidária na construção de uma nova sociedade. Como desdobramento se discutirá, sobre o lugar e a importância da Universidade e das Incubadoras Universitárias na formação em Economia Solidária.