Fonte: Informações enviadas por Eder Leão*(eder2403@hotmail.com)
A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, realizou na manhã do dia 20 de agosto, a 1ª Feira de Produtos Orgânicos da Prefeitura do Recife. Entre os produtos comercializados estavam verduras, legumes, frutas, ovos e farinha. “Para a Prefeitura, é importante ter um ponto de conscientização sobre a relevância da segurança alimentar para as pessoas, gerando o contato com produtos orgânicos, livre de agrotóxicos e fertilizantes”, explica o gerente de Produção da Diretoria de Abastecimento e Segurança Alimentar da PCR, Silvio Rocha.
Participaram do evento agricultores do assentamento Chico Mendes e da Horta Comunitária Lar Fabiano de Cristo. “A ação da Prefeitura serve de exemplo para outros municípios por incentivar e dar oportunidade aos produtores de comercializar seus próprios produtos”, destaca o presidente da Associação Chico Mendes, João Francisco da Silva Filho. De acordo com o técnico da Associação, Manoel Joaquim, a iniciativa representa a abertura de portas para a comunidade. “A feira serve como um ponto de escoamento para produtos da agricultura familiar beneficiando os moradores. Eles mesmos produzem e comercializam, podendo agregar o valor real aos produtos por não dependerem de atravessadores”, afirma. Os agricultores participam do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf), do Governo Federal, recebendo financiamentos para incentivar a produção.
A 1ª Feira de Produtos Orgânicos da Prefeitura do Recife marca o início de um ciclo. Elas estão acorrendo semanalmente no pátio do edifício sede da PCR, a desde o dia 29.08, sempre às 5h30. “As feiras servirão também como ponto de apoio para divulgação de projetos e realização de atendimentos relacionados à área de segurança alimentar”, ressalta Silvio Rocha. Além de moradores da Associação Chico Mendes, será feito um rodízio com os envolvidos no Projeto Hortas Comunitárias para participação nas feiras semanais.
A Prefeitura do Recife possui outros projetos sobre o sistema de segurança alimentar a fim de beneficiar toda população, como o Hortas Comunitárias, Cozinhas Comunitárias e Restaurante Escola.