Fonte: www.terramadre.slowfoodbrasil.com
A edição de 2008 do Terra Madre receberá pela primeira vez, paralelamente à rede de comunidades do alimento, uma delegação de produtores de fibras naturais. Visto que estas últimas são cada vez menos protagonistas, torna-se necessário aumentar a consciência do consumidor sobre a sua importância. As fibras naturais são aquelas que se encontram diretamente na natureza e que o homem colhe e trabalha (geralmente classificadas com base na sua origem animal, vegetal ou mineral).
Com a participação de produtores de fibras naturais mais conhecidos e provenientes de todo o mundo, o Terra Madre 2008 pretende criar uma primeira “rede têxtil” com o objetivo de proteger e promover as fibras naturais, educando o consumidor, ou como apelida o Slow Food, o co-produtor. Com a presença de produtores de fibras naturais, o Slow Food estende a sua filosofia a outros setores, neste caso o têxtil, demonstrando que as comunidades locais e as economias de subsistência estão relacionadas entre si de uma maneira global.
As fibras naturais presentes no Terra Madre 2008 serão: a lã, as fibras de caprinos (caxemira, Mohair), as fibras dos camelídeos sul-americanos, a seda, o algodão, o linho, o cânhamo e a juta.
Os produtores de fibras naturais recebidos no Terra Madre 2008 participarão no “Laboratório sobre as Fibras Naturais” no qual se tentará refletir sobre como construir um percurso “slow” para as fibras têxteis, avaliando semelhanças e ligações entre os dois mundos.
As comunidades das fibras naturais brasileiras que participarão do Terra Madre 2008 são:
* Justa Trama
* COOPERAFIS – Cooperativa Regional de Artesãs Fibras do Sertão (Valente – BA)
* CEPPEC – Centro de Produção, Pesquisa e Capacitação do Cerrado (Nioaques – MS)