Fonte: Informações enviadas por Miguel Gambelli Lucas (miguelpsicounesp@yahoo.com.br)

No dia 30 de julho, foi lançado em São Carlos (SP) o livro “Psicologia e Economia Solidária: interfaces e perspectivas”, organizado pela professora Ana Lúcia Cortegoso, coordenadora da Incubadora Regional de Cooperativas Populares (Incoop) da UFSCar, e por Miguel Gambelli Lucas, que também atuou na Incoop.

O livro reúne 16 textos que foram apresentados durante evento realizado neste ano pelo Conselho Federal de Psicologia. O foco principal da publicação é apresentar experiências em Economia Solidária com ênfase na Psicologia. Para Cortegoso, a obra tem uma importância que consegue atingir essas duas áreas distintas. “Para a Psicologia, o livro mostra a Economia Solidária como um campo importante de trabalho, e para a Economia Solidária, a obra vem se somar a outras publicações sobre o tema e demonstra a dedicação acadêmica voltada a essa área de estudo”, avalia Cortegoso.

O livro apresenta diferentes estudos sobre a Economia Solidária, feitos sob os diversos ângulos que a Psicologia abrange. Para o campo psicológico, as atividades em Economia Solidária são ambientes importantes de trabalho, onde se observa o desenvolvimento de formas e comportamentos diferentes de atuação que exigem um esforço da Psicologia para promover condições de trabalho que compreendam a diversidade de pessoas que atuam na equipe.

“Psicologia e Economia Solidária: interfaces e perspectivas” foi publicado pela editora Casa do Psicólogo e o lançamento contou com a colaboração da EdUFSCar.