Fonte: Ministério do Desenvolvimento Agrário

A cultura indígena, as frutas nativas e o sabor dos peixes do Rio Preta da Eva, no Amazonas, misturado com a culinária saudável, o artesanato, o forró e as festas do Cariri, na Paraíba. Estes são alguns dos cenários turísticos na agricultura familiar que podem ser conferidos no roteiro Caminhos do Brasil, que será lançado na próxima quarta-feira (18), durante o 3º Salão do Turismo: Roteiro do Brasil, que segue até domingo (22), no parque de exposições do Anhembi, em São Paulo.

A produção do roteiro é uma ação entre os ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Turismo (Mtur) e consiste na representação de um destino representativo do turismo na agricultura familiar por macrorregião.

O Norte, representado pelo Amazonas, mais específicamente o Município de Rio Preto da Eva, banhado pelo Rio Preto, que forma praias de areia branca no verão e que convida os visitantes a pescar em tanques naturais ou se deliciar com frutas tiradas direto do pé.

Do Nordeste, o roteiro escolhido foi o Vale do Gramame, na Paraíba, onde acontecem anualmente concursos de quadrilhas, desfiles de carroças, dançar ao som do forró pé-de-serra ou se aventurar em uma trilha ecológica e rural pelas plantações orgânicas da região.

O Centro-Oeste marca presença com comunidades ribeirinhas de São Gonçalo Beira-Rio e Bom Sucesso e um exemplo da agricultura no Mato Grosso. De lá, o guia traz a tradição do artesanato, das alegres danças do siri e cururu e das casas especializadas no preparo do peixe. A agricultura familiar também mostra o que pode produzir, ilustrada pelo assentamento da Reforma Agrária 14 de Agosto, resultado de um trabalho coletivo que proporciona aos turistas momentos agradáveis de cavalgadas, passeios pelo rio, trilhas, entre outras atrações.

A Serra Capixaba representa o Sudeste. Venda Nova do Imigrante, Domingos Martins e Afonso Cláudio foram as localidades escolhidas. A região, que sofreu colonização de imigrantes italianos e alemães, tem atraído cada vez mais visitantes, caracterizada por pequenas propriedades familiares que cultivam café, hortaliças e frutas de clima temperado como amora, pêssego e morango.

Ao final do guia, não poderia faltar a região Sul, representada pelas Encostas da Serra Geral, em Santa Catarina. Nas graciosas comunidades rurais de Rancho Queimado, Anitápolis e Santa Rosa de Lima, famílias de descendentes de imigrantes alemães recebem os turistas em suas próprias casas e partilham de sua farta mesa colonial, abastecida exclusivamente por produtos orgânicos, além de trilhas para cachoeiras e rios, mostradas pelos próprios donos.

A expectativa do Ministério do Turismo é que essa edição supere o público de 109,4 mil visitantes registrado no segundo salão realizado em 2006. Para saber mais, acesse a programação do Salão no site www.salao.turismo.gov.br.