Fonte: Wilson Roberto (wroberto@marista.edu.br)
Chamada de Masdar (“a fonte”, em árabe), a cidade será livre de emissões de carbono e desperdício. Além disso, será abastecida apenas com energia renovável. Localizada no deserto nos arredores de Abu Dhabi, a cidade murada será construída em uma área de seis quilômetros quadrados e terá capacidade para abrigar 50 mil habitantes e 1,5 mil estabelecimentos comerciais. A previsão é de que os primeiros moradores se mudem para a cidade no início de 2009.
Cidade ‘verde’
Segundo Norman Foster, da Foster and Partners, Masdar será livre de emissões de carbono, com 100% de sua energia fornecida por fontes renováveis.
A cidade deve abrigar também a maior fonte de energia fotoelétrica (conversão direta da energia solar em energia elétrica) do mundo.
Masdar também não terá desperdício, dizem os arquitetos, já que a previsão é de que 99% do lixo seja reciclado ou transformado em compostos.
Outra novidade é o transporte público da cidade, que não terá carros. De acordo com o planejamento urbano elaborado pelos arquitetos da Foster and Partners, nenhum pedestre terá que andar mais de 200 metros para ter acesso ao transporte público.
Além disso, a maioria das ruas da cidade terá apenas 3 metros de largura e 70 de comprimento para facilitar a passagem do ar e incentivar a caminhada.
“Masdar promete estabelecer padrões para as cidades sustentáveis do futuro”, diz um comunicado da Foster and Partners, que considera a iniciativa como a “primeira cidade sustentável do mundo”.