Fonte: Secretaria Executiva do FBES e Comissão Organizadora Nacional da IV Plenária Nacional de Economia Solidária
Ocorreu no último dia 11 de janeiro a Plenária Estadual do Fórum Gaúcho de Economia Popular Solidária. O evento reuniu 62 representantes de 8 Fóruns Regionais do Estado, Redes e Movimentos que integram o FGEPS, além de orbservadoras/es, que estiveram por tres dias reunidas/ os na praia do Hermenegildo, Santa Vitória do Palmar, fazendo os debates em torno do eixo agregador e dos demais eixos prioritários do FBES, elaborando propostas de estratégias de ação e discutindo as concepções e forma de organização do FBES.
A Plenária acontece concomitante à Feira Binacional Brasil-Uruguai de Economia Popular e Solidária (que iniciou dia 10 de janeiro).
Inicialmente, o regimento interno e a programação da plenaria foram apresentados e aprovados pelas/os participantes. Logo após, realizou-se o debate sobre o projeto de desenvolvimento da economia solidária, tendo havido duas contribuições provocativas feitas por Milton Pantaleão (Coordenação Executiva do FGEPS) e Benedito Anselmo (Comissão Organizadora Nacional). Um elemento importante do debate está em torno de que a partir de discussões dentro do FGES, o eixo Produção, Comercialização e Consumo Solidária é considerado o eixo principal. Nas intervenções da plenária, houveram contribuições enfatizando as questões ambientais, de gênero e da relação do movimento de software livre com a economia solidária.
Durante o segundo dia, a plenária definiu as bandeiras prioritárias de cada eixo e as estratégias de ação. Os grupos de trabalho dicutiram os eixos, buscando identificar quais bandeiras são prioritárias para a construção do projeto de desenvolvimento da ES e para o fortalecimento do eixo produção, comercialização e consumo solidário.
O último dia foi dedicado à discussão sobre as concepções do FBES e sua forma de organização, bem como à escolha das/os representantes do FGEPS na plenária nacional.