Fonte: www.radioagencianp.com.br

Com mais de 60% de pessoas que sofrem com o total analfabetismo e o analfabetismo funcional – que é aquele que a pessoas faz leitura e não entende – o estado do Maranhão, recorrerá ao método cubano de alfabetização para reverter está situação. O intuito do governador Jackson Lago (PDT), é reduzir em mais de 50% este índice. O método cubano “Sim, eu posso!” , foi adotado pela Venezuela que, de acordo com a Unesco, conseguiu erradicar o analfabetismo no país.

De acordo com Lago, ainda não há como prever quanto tempo será necessário para se reduzir os índices, mas segundo ele, 60 dias serão suficientes para perceber os primeiros efeitos do método cubano, as primeiras turmas já começam estudar em agosto.

O método “Sim, eu posso!” ensina a ler e a escrever usando recursos de televisão, vídeo, cartilha e de um educador. São 65 aulas, com conteúdo apresentado por meio de telenovelas. Após exibição dos vídeos, os alunos fazem os exercícios que estão na cartilha. Cada aula é assistida por no máximo dez alunos, que são acompanhados pelo professor.

No Brasil, o método já é aplicado em três municípios do Piauí (PI). A adoção deste programa fez parte de um acordo firmado em 2003 entre o Ministério da Educação e o governo de Cuba, que previa a alfabetização de mil pessoas no Piauí, com recursos do Brasil Alfabetizado. A implementação no Maranhão vai contar com a colaboração das embaixadas cubana e venezuelana.