Fonte:

Começou às 11h desta segunda-feira (11), a 2ª Feira Economia Solidária da Universidade de Brasília (UnB), que acontece até amanhã. A feira é feita para mostrar os produtos artesanais e alimentícios dos grupos que são apoiados pela Incubadora Social e Solidária da universidade. Com isso, o projeto Incubadora Social e Solidária pretende implantar a política da autogestão entre os empreendedores, a democracia e a solidariedade entre os artesãos e produtores participantes.

“Queremos incentivar a integração entre os participantes do projeto e sociabilizá-los”, diz a vice-diretora do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da UnB (CDT), Edinalva Moraes. “A partir do momento em que incubamos seus projetos, nós damos capacitação, trabalhamos em sua profissionalização e principalmente, damos enfase ao resgate da cidadania das comunidade que atendemos, e ao aproveitamento de resíduos ambientais”, argumenta.

Maria de Freitas, diretora da Coper União, umas das empreendedoras ajudadas pela Incubadora, afirma que o apoio é fundamental para o desenvolvimento dessas cooperativas. “Por meio do projeto de incubadoras, nós ganhamos recursos que dificilmente teríamos antes. Conseguimos materiais, temos acesso a feiras de exposição e a cursos gratuitos de capacitação, que são uma mão na roda para nós”.

Quem for a feira poderá acompanhar a palestra Tendências da Moda para o verão de 2008 com a consultora de design Mábel De Bonis, e a apresentação do Cortejo do boi Jatobá, pelo grupo folclórico Cia. Artcum. E aqueles que comprarem produtos terão direito a participar do sorteio de presentes que será realizado nesta terça-feira (12), às 17h.