Fonte:www.coepbrasil.org.br

O Projeto Universidades Cidadãs, desenvolvido pelo COEP para estimular e valorizar a participação das universidades públicas na execução de projetos de desenvolvimento comunitário, foi apresentado pelo presidente do Comitê, André Spitz, durante o XXXI Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas do Nordeste, realizado de 23 a 25 de abril, em Maceió (AL).

O objetivo do Projeto Universidades Cidadãs é promover ações de cidadania e melhoria da qualidade de vida de populações de baixa renda das comunidades do semi-árido onde o COEP Nacional vem trabalhando, desde 2000. A iniciativa possibilita que estudantes e professores utilizam seu conhecimento para ajudar a implantar diversas ações de desenvolvimento comunitário e, ao mesmo tempo, se aprimorem por meio da prática e do contato com os saberes populares, propiciando uma relação transformadora entre universidade e sociedade.

Participam do Projeto o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e as universidades federais de Campina Grande (UFCG), Sergipe (UFS), Rio Grande do Norte (UFRN), Piauí (UFPI), Pernambuco (UFRPE) e a Universidade Regional do Cariri (URCA).