Em solidariedade aos/às estudantes africanos/as e contra todas as formas de racismo
Fonte: posgraduandos_sol_unb@yahoogrupos.com.br
Os/as estudantes de pós-graduação em sociologia da Universidade de Brasília declaram seu total apoio e solidariedade e manifestam publicamente seu irrestrito repúdio à agressão perpetrada contra os/as colegas africanos/as no Campus Darcy Ribeiro no ultimo dia 28 de março de 2007.
Consideramos que manter o silêncio é ser conivente com uma expressão de racismo e xenofobia, e não punir os/as responsáveis é aceitar que isso continue acontecendo em nossa Universidade.
Consideramos que esse atentado é um dos eventos mais graves ocorridos na UnB desde o fim da ditadura militar, pois desafia o próprio sentido de existência de uma universidade. Entendemos que a universidade deve ser um espaço de diversidade e contendas intelectuais, e não o lugar da violência moral ou física.
Exigimos que as autoridades encarregadas do inquérito identifiquem os responsáveis e garantam o cumprimento pleno da lei. Exigimos também a devida investigação e punição de todas as demais expressões de racismo e discriminação por parte de estudantes, professores ou funcionários/as registrados/as na comunidade universitária.
Constrangidos e chocados, pedimos desculpas aos/às colegas agredidos/as, que aqui estão como convidados/as do Brasil para trocar experiências, aprender, ensinar e produzir conhecimento para um mundo melhor e reafirmamos nosso compromisso com a luta por uma Universidade sem racismo e sem xenofobia.
Brasília, 30 de março de 2007.