Fonte:http://www.fsonline.com.br/geral/materia.asp?id=11012&autor=12, por Jelber Cedra
Na manhã de terça-feira (06), no módulo VII do Campos da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), aconteceu a mesa de abertura da Plenária Regional de Economia Solidária dando inicio a III Semana das Mulheres da Bahia em Feira.
Na abertura, o tema central é um histórico do movimento da Economia Solidária no país. Representantes de diversas entidades vão fazer parte da mesa. Cerca de 300 inscritos de diversas partes do Estado vão acompanhar a plenária.
A retrospectiva apresenta os pontos de crescimento, assim como toda a estrutura atual de atuação das entidades a favor da política de apoio a economia solidária, além de apresentar as falhas dos programas nos territórios atuantes. Uma análise crítica e sociológica vai dar aos participantes um momento de reflexão sobre a atuação e o que se entende por economia solidária nos dias atuais.
À tarde, no auditório do Módulo VII, a mesa de discussões com tema “Economia Solidária como Política de Desenvolvimento” conta com a presença do Helbert Oliva da Superintendência de Economia Solidária, Luis Dennis do Conselho Estadual de Economia Solidária e Albertino Carneiro da Cáritas Brasileira.
A Economia Solidária é um modo específico de organização de atividades econômicas, caracterizando-se pela autogestão e pelos meios de produção coletivos.
O Movimento de Economia Solidária engloba o segmento de empreendimentos solidários, as entidades de assessoria e fomento e os gestores públicos. Esses segmentos afirmam que a Economia Solidária constitui-se na emancipação de trabalhadoras e trabalhadores como sujeitos históricos.