Fonte: Tânia Melo – Coordenadora-Geral de Desenvolvimento Humano SDT/MDA, em http://www.cooperativismopopular.ufrj.br

Curso de Pós-Graduação Lato Sensu

O Governo Federal definiu clara e explicitamente como sua meta principal de governo diminuir a pobreza e a exclusão social. Faz parte desta prioridade a adoção de um enfoque de desenvolvimento territorial como uma das estratégias mais eficazes de romper o círculo da pobreza. O investimento na educação tem se consolidado em importante instrumento para alcance dessa meta, tendo em vista que esta se coloca como um vetor estratégico para o desenvolvimento social e uma força mobilizadora capaz de articular as inovações que se pretendem para a transformação da realidade produtiva, ambiental, política e social dos sujeitos.

A Criação deste curso de especialização direcionado para setores da população do campo, faz parte da cooperação entre a Universidade Federal de Santa Catarina, o Ministério da Educação através da SECAD (Secretaria de Educação Contiuanada, Alafabetização e Diversidade) – Coordenação Geral de Educação do Campo e o MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário – através da Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT) numa ação inter-ministerial de construção e consolidação de uma política de educação do campo no território brasileiro.

Público

O curso é direcionado a professores e gestores de escolas municipais e estaduais de educação básica esuperior; professores cCEFA´s; de escolas agrotécnicas; educadores de movimentos sociais; agentes de desenvolvimento local; profissionais com envolvimento em trabalho sócio-educativo no campo.

Objetivo

Oportunizar o estreitamento de laços nos territórios rurais, entre professores, educadores, técnicos e lideranças dos movimento sociais oraganizados, ampliando sua capacidade de pesquisa de reflexão teórico-analística e operacional, preparando-os para atuar na coordenação e implementação de ações educacionais, nas dinâmicas de desenvolvimento nos territórios rurais; na formulação de uma política nacional de educação do campo. Dessa forma, almeja-se o fortalecimento da pesquisa sobre a educação do campo e o território rural com a criação de um Centro de Estudos sobre a Educação e Desenvolvimento Territorial em Zonas Rurais.

Metodologia

O Curso será realizado por meio de um processo de alternância entre os períodos de atividades didáticas presenciais e atividades de leitura e diagnósticos locais a serem realizados nas regiões de atuação dos alunos. Contará com a elaboração e defesa da monografia. INSCRIÇÕES: As inscrições devem ser efetuadas até o dia 30 de janeiro de 2007 através de uma ficha que pode ser adquirida no site: www.ced.ufsc.br/educampo ou pelo telefone (48) 3331-8714, e-mail: educampo@ced.ufsc.br.

O processo de seleção constará de avaliação de currículo; prova escrita e entrevista nos dia 09 e 10 de fevereiro na UFSC. No site estão disponíveis a lista de documentos necessários para efetivar a inscrição, o conteúdo programático do curso e outras informações relevantes.