Fonte: Agência Adital
Num mundo cada vez mais regido por um mercado predatório se faz urgente estabelecer novas relações econômicas e sociais. E muitas experiências têm se revelado oportunas, mostrando bons resultados. Esta é a pauta principal do IV Feirão Estadual de Socioeconomia Solidária, que acontece de hoje (7) ao sábado, no Parque das Crianças, área situada no centro da cidade de Fortaleza, Estado do Ceará. O evento será aberto, às 15h, com um grande cortejo, formado por trabalhadores e trabalhadores, pelas ruas da região central.
Esta experiência em Fortaleza estará reunindo 286 pessoas, todas envolvidas em grupos atuantes na área, representando um total de 52 municípios cearenses. A Feira, que funcionará das 8h às 21h, contará com 150 barracas, apresentando os mais variados produtos.
Consolidar a socioeconomia solidária como estratégia de desenvolvimento sustentável (tema da mesa de hoje) é um dos assuntos constantes da programação do evento, que contará ainda com oficinas sobre cooperativismo, estratégias de comercialização, políticas públicas, além de seminário sobre educação popular dentro deste contexto de economia.
Conforme a programação, amanhã terá início as oficinas. Entre elas, o destaque para a da Campanha Nacional da Economia Solidária. Às 17h30, haverá apresentação de teatro de rua, com a temática do consumo consciente. No dia 9, além do seminário sobre educação popular e socioeconomia solidária, marcado para às 9h, haverá oficina sobre trocas solidárias para produtores e produtoras, e roda de conversa sobre as experiências na área. O evento será encerrado às 19h, com o show do cantor e compositor Zé Vicente.
De acordo com a organização do evento, o IV Feirão Estadual de Socioeconomia Solidária é um espaço para as trocas solidária e vendas diretas, “permitindo tanto viabilizar o escoamento da produção, como também divulgar o consumo ético, justo e solidário, estabelecendo-se, ainda como espaço de informação e formação política”.
A iniciativa é uma realização da Rede Cearense de Economia Solidária, em parceria com o Banco do Nordeste, Prefeitura Municipal de Fortaleza, Projeto Feiras Solidárias, Fórum Brasileiro de Economia Solidária, Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Ceará (Fetraece), Central Única dos Trabalhadores, Obra Kolping do Brasil, Fundação Bando do Brasil.