Fonte: Agência Brasil
Um plano para qualificar profissionalmente os catadores de materiais recicláveis está sendo elaborado pelo Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE). A profissão foi defendida hoje pelo diretor do Departamento de Qualificação do ministério, Almerico Biondi, que em entrevista à Rádio Nacional destacou a meta de irar o estigma do nome catador de lixo para pessoas que exercem a profissão com dignidade, alguns em cooperativas.
Biondi explicou que o Plano Setorial de Qualificação específico para o segmento de catadores de materiais recicláveis pretende atender 1.920 pessoas em 15 estados, a partir do mês de agosto. O objetivo é capacitar os trabalhadores informais ou que fazem parte de associações, em atividades que vão da coleta segura dos materiais à comercialização, a preço justo de mercado.
Os cursos pretendem aumentar a cidadania e a renda dessas pessoas e vão orientar não apenas a direção técnica, para ele saber escolher e separar os materiais como metais, plásticos e vidro. São também para elas aprendam a organizar a contabilidade e recebam orientações nas áreas de saúde e meio ambiente, destacou Biondi.