Fonte: www.mte.gov.br
Cerca de 40 agricultores que adquiriram a propriedade pelo crédito fundiário estão iniciando projetos produtivos e diversificando a produção local
Os trabalhadores rurais do município de Restinga Seca, no Rio Grande do Sul, estão sendo beneficiados pelo Programa de Desenvolvimento Local e Economia Solidária, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e desenvolvido pela Cooperativa dos Pequenos Agricultores de Restinga Seca (Coopagres) nas agroindústrias de derivados de cana e também com agricultores familiares.
Os agentes disseminam, nos empreendimentos, o conceito de economia solidária e oferecem apoio nas estratégias de produção e comercialização.
Numa reunião entre os parceiros locais de implementação do projeto foram destacadas duas ações centrais: o acompanhamento e assessoria à Coopagres e um curso de qualificação de gestão e organização de feiras de economia solidária.
Na análise das potencialidades do município de Restinga Seca foram destacados os mais de 40 agricultores beneficiados pelos programas de crédito fundiário que adquiriram suas propriedades e estão iniciando projetos produtivos e diversificando a produção local. Também foi citado o grande número de beneficiários do Programa Bolsa Família, que poderão ser articulados para serem futuros consumidores da produção da agricultura familiar.
Participam do programa a Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), a Federação dos Trabalhadores Rurais do Rio Grande do Sul, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Restinga Seca, Emater/RS e associados da Coopagres, da agroindústria de derivados de cana e agricultores familiares.