Fonte: e_solidaria@yahoogrupos.com.br
A partir de uma consulta realizada no e-grupo e_solidaria por Artur Melo (forumecosol_pe@yahoo.com.br), da Artana , de Recife, lojas solidárias. Alguns companheiros apresentaram experiências que estão acontecendo pelo país.
Miguel Stefen (miguelste1@yahoo.com.br), da Consol, Rio Grande do Sul, repassou informações sobre o que estão realizando. “Nós somos uma cooperativa que se propõe a comercializar produtos da Economia Solidária na lógica do Comércio Justo e Solidário. Os sócios da cooperativa são consumidores e trabalhadores no empreendimento. O nome da Cooperativa é: Cooperativa de Consumo e Comercialização Popular Solidária LTDA – CONSOL. Temos atualmente um ponto fixo na cidade de Novo Hamburgo e estamos em fase de amplianção. Já alugamos o novo espaço e estamos montando a nova loja que terá além da comercialização também teremos uma cafeteria para servir de ponto de encontro dos militantes da ES. Estamos também instalando uma segunda loja nos mesmos moldes da primeira. A cidade ainda está sendo definida, mas deve ser Porto Alegre/RS (estamos procurando um ponto central). Nas lojas os trabalhadores são cooperados. Entretando o critério é que tenham ou queiram se dedicar a esfera da comercialização esclusivamente.
Paulo Palhano (colmeiasbrasil@yahoo.com.br), da Rede Abelha, Rio Grande do Norte, contribuiu afirmando que a Consol “trata-se de uma iniciativa que irá empoderar os empreendimentos, visto que visa comercializar junto ao consumidor. Quero parabenizar a todos que estão se somando nessa iniciativa que certamente, agora, só está começando, mas dará muitos frutos e alegrias a todos que tiverem a ousadiar de integrar-se a essa idéia.”
Josinaldo (josi@capina.org.br), da Capina Rio de Janeiro, chamou a atenção para uma experiência de um entreposto que está sendo tocada pela Rede Cerrado em Brasilia. “É uma espécie de escritório de representação da agricutlura familiar junto ao mercado consumidor. Conta com parceria da CAPINA e do ISPN.”
Maiores informações sobre a Consol podem ser solicitadas pelo e-mail: consolbrasil@gmail.com