Fonte: www.mte.gov.br
Os ministros do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, do Meio Ambiente, Marina Silva, e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, participaram na terça-feira (22/ 08), da abertura do 5º Festival Lixo e Cidadania, em Belo Horizonte (MG). O festival, que terminou dia 26, discutiu o destino correto dos resíduos sólidos e a inclusão social dos catadores de lixo.
Em Belo Horizonte, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por intermédio da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), desenvolve o projeto Construção e Implantação da Unidade Industrial de Reciclagem de Plástico Pós-Consumo.
O MTE também está elaborando um Plano Setorial de Qualificação (Planseq) para o segmento de catadores de materiais recicláveis. A expectativa é a de capacitar cerca de 1.500 trabalhadores em todo o país. Em Minas Gerais, o projeto elaborado pelo Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis apresenta demanda por qualificação nos municípios de Belo Horizonte, Contagem, Itaúna e Pará de Minas.
O curso enfocará desde a coleta segura dos materiais, até a venda, a preço justo, e o treinamento em equipamentos que possam gerar escala na produção. Segundo levantamento do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, a cadeia de reciclagem encontra-se desprovida de qualquer tipo de equipamento de segurança individual, além de não possuir capacitação ou noção básica de higiene, estando os catadores expostos a doenças contagiosas.
A estimativa é que haja entre 300 mil a 1 milhão de pessoas trabalhando nesta ocupação. Os dados do MNCR sobre associações, cooperativas e grupos associados mostram que estão cadastrados cerca de 35 mil catadores em todo o país.
Reciclagem – A Senaes aplicou R$ 520 mil na construção da usina de reciclagem em Belo Horizonte, que beneficia, diretamente, 550 catadores de materiais recicláveis de oito organizações e mais de 3.800 trabalhadores que vivem dessa atividade.
No evento serão debatidas as políticas públicas para a população de rua, a gestão socialmente responsável dos resíduos recicláveis doados pelas empresas para a inclusão econômica e social dos catadores, a construção da cadeia produtiva inclusiva e justa, o desenvolvimento de produtos e serviços em parceria com as organizações de catadores. Também será definida a realização de um encontro nacional sobre políticas públicas para a recuperação e reciclagem de resíduos sólidos com inclusão dos catadores.
Em quatro edições, o Festival Lixo e Cidadania já reuniu mais de 50 mil participantes, promovendo a integração dos catadores e propiciando o intercâmbio de experiências, além de apresentar alternativas de reaproveitamento de materiais recicláveis e discutir questões ambientais.
O festival promove também oficinas práticas e visitas monitoradas, debates e conferências, lançamentos de livros, exposições, feiras de produtos reciclados e desfile de moda com roupas feitas a partir de materiais reaproveitáveis.
Assessoria de Imprensa do MTE (61) 3317-6394/3317-6537 – acs@mte.gov.br