Fonte: Correio UNICAFES
As cooperativas de agricultura familiar e economia solidária das regiões de Santa Catarina e Rio Grande do Sul têm motivos para comemorar mais uma vitória do cooperativismo. A Unicafes inaugurou, no período de 26 a 28 de julho, uma sede estadual em Porto Alegre (RS) e outra em Florianópolis (SC). A criação dessas organizações estaduais visa promover maior visibilidade e agilidade aos interesses das 141 cooperativas associadas à Unicafes na Região Sul.
Em Porto Alegre, o evento de criação da Unicafes RS começou dia 26, no Hotel Everest, onde foi realizada mesa de abertura com a participação de representantes do MDA, MTE e do MAPA, para discutir o fortalecimento do cooperativismo popular no Brasil. Também contou com a participação do diretor da Conab, Silvio Porto.
No dia 27 de julho, a Unicafes RS foi oficialmente fundada, com a eleição da diretoria e o debate de temáticas que envolviam a nova Lei do Cooperativismo, Lei 11.322/06.
O presidente eleito, Clamir Balen, comentou que o evento proporcionou o debate e a troca de experiências entre os participantes. “No Rio Grande do Sul temos potencial. A idéia é envolvermos todas as cooperativas, que incluem cooperativas de produção de leite (Coorlac), de crédito (Cresol), de energia elétrica e muitas outras”, afirma Balen.
“O evento atendeu às expectativas das cooperativas, que esperam que a criação da Unicafes RS venha a ajudar na busca de soluções para a problemática da comercialização, do crédito e da assistência técnica”, comenta o presidente da Unicafes, José Paulo Crisóstomo.
A cerimônia de criação da Unicafes SC acontece no dia 28, no auditório do hotel Canto da Ilha, em Ponta das Canas, Florianópolis. A programação inclui a aprovação do estatuto e eleição da diretoria, que até o fechamento desta edição não havia sido eleita. A lista com os nomes será divulgada no próximo boletim.
Confira a seguir, a lista da diretoria da nova Unicafes RS:
Composição da diretoria executiva – Unicafes RS
– Presidente: Clamir Balen
– Vice-Presidente: Edílson Gusso
– Secretário: Gervásio Plucinski
– Tesoureiro: Cláudio Risson
– Diretor de Formação: Paulo Kreutz