Boletim do Fórum Brasileiro de Economia Solidária

número 1 – primeira quinzena de março de 2005

Como se inscrever/desinscrever

Para passar a receber quinzenalmente este boletim ou para se desinscrever, vá para a seguinte página: www.fbes.org.br/maladireta.

Apresentação

O primeiro boletim foi muito bem recebido, de modo que este segundo já conta com bem mais notícias e uma ampliação das fontes de notícias. Acreditamos, entretanto, que a variedade de fontes é ainda pequena. Gostaríamos que mais estados se manifestassem e partilhassem conosco sua agenda, reflexões, eventos e notícias!

Mudamos o envio do boletim: este passa a acontecer via uma mala-direta chamada “boletim@fbes.org.br”. Desta maneira, qualquer pessoa pode se inscrever ou se desinscrever para receber os boletins quinzenais. Basta enviar mensagem em branco para boletim-request@fbes.org.br e, para se inscrever, colocar o seguinte título no assunto: “subscribe”. Para se desincrever, é só colocar no assunto o título “unsubscribe”.

Para qualquer dúvida ou para ser acrescentado manualmente à mala-direta, escreva para maladireta@fbes.org.br . Este é também o endereço onde você pode fazer sugestões, críticas e comentários para aperfeiçoar o boletim.

Boa leitura!

Aconteceu

»  Seminário da rede abelha

Fonte: Grupo Colméias

Ocorreu no dia 11 de março, no Centro de Treinamento de Ponta Negra João Paulo II, em Natal/RN, o seminário de desenvolvimento metodológico da Rede Abelha. O objetivo do evento foi desenvolver metodologias de qualificação social e profissional visando a formação de apicultores e educadores em rede, com a sistematização e publicação material educativo contemplando a difusão metodologias na aplicação de tecnologias apícolas e melíponas, como material didático-educativo, tendo por base as matrizes referencias do Proesq/PEQ, buscando o aprendizado em produção orgânica, com sustentabilidade social, solidária e econômica-solidária.

»  Inauguração de empreendimento solidário

Fonte: Casa da Cidadania

A Associação Comunitária Casa da Cidadania sediou a inauguração de mais um empreendimento da economia solidária: A Cooperativa de Artefatos em Crochê – Coocrochê/Trançando Renda, que reúne as mulheres artesãs do Sul de Minas. A entidade funciona na Praça Dr. Francisco Bueno Brandão, 49, Centro, Ouro Fino – Minas Gerais e a inauguração ocorreu no dia 18 de março, ocasião em que houve uma exposição dos trabalhos realizada pela cooperativa.

Maiores Informações com Glória Pellicano ( (35)3441-4058 ou casacidadania@iconecta.com.br)

» 

Fonte: Egeu Gómez Esteves (55 11 9808-4420)

Evento organizado pelo sistema ECOSOL de Cooperativas de Crédito e Economia Solidária dias 21 e 22 de março, em Aracajú – SE. Foram objetivos da oficina:

1. Debater o papel do Cooperativismo de Economia e Crédito Solidário na promoção da Economia Popular Solidária, da Agricultura Familiar e das Micro e Pequenas Empresas;

2. Lançar o Programa de Inclusão e Organização Financeira, que é parte da parceria estratégica entre o Sistema ECOSOL e o SEBRAE Nacional;

3. Apresentar a proposta do Comitê de Finanças Regional – AL/SE e constituir o “Grupo de Mobilização do Comitê de Finanças Regional – SE/AL”.

Notícias

»  Sistema em código livre pra gerenciar moedas comunitárias

Fonte: Hugo van der Zee

Após 2 anos de trabalho estamos finalmente lançando a primeira versão estável do programa de gerenciamento de moedas comunitárias Cyclos. Ele está disponível para download no sourceforge sob a licensa livre (copyleft). Ele pode ser baixado e mais informações podem ser obtidas na seguinte página (em inglês): http://project.cyclos.org

informações: http://project.cyclos.org

»  Avaliação da Feira Estadual de EPS – a EGE do Fórum Mineiro de EPS

Fonte: paulo silva (caritasd@uai.com.br)

Pontos Fracos da Feira de EPS de 2004:

* Pouco público consumidor

* Melhorar a alimentação para os expositores da feira

* Divulgação ainda não está atingindo público consumidor

Pontos Fortes da Feira de EPS de 2004:

* Infra-estrutura para exposição dos produtos (transporte/segurança)

* Hospedagem

* Animação

Propostas para a próxima Feira Estadual de EPS:

* Ser realizada nos meses de setembro ou outubro/05

* Não acontecer em lugar fechado

* Acontecer juntamente com um evento turístico (aproveitar público)

Compromissos das micro regiões do vale para 2005:

* Estabelecer o Fórum Regional de EPS do Vale do Jequitinhonha

* Mapeamento

* Continuar os trabalhos de base nas comunidades e grupos de produção.

» 

Fonte: centru@uol.com.br

O Centro de Educação e Cultura do Trabalhador Rural / CENTRU-MA está abrindo o processo de contratação de um (a) profissional em agroindústria e/ou comercialização para executar atividades junto Projeto “Assessoria e Educação Cooperativista nas Áreas da Produção, Industrialização e Comercialização Agroextrativista nas Regiões Oeste e Sul do Maranhão”. O Projeto consiste na continuidade da educação e assessoria do CENTRU-MA, cuja especificidade diz respeito a dois programas interligados; Produção Sustentável e Agroindústria / Comercialização Agroextrativista.

Leia a íntegra em: http://www.fbes.org.br/boletins/2.htm#contratacao

»  Informe dos clubes de trocas de São Paulo

Fonte: Carlos Henrique (clubedetrocas@ig.com.br)

Aqui em São Paulo, continuamos as feiras dos clubes de trocas, estamos trabalhando um novo clube de trocas dentro Universidade de São Paulo – USP, sua primeira feira de trocas aconteceu dia 11/03/2005. Além desta feira estamos acompanhando outros grupos que estão interessados em formar novos clubes de trocas, entre eles estão as cidades de São José do Rio Preto, Santos (cuja moeda social se chamará Café), Itapeva e São Caetano do Sul, todas no estado de São Paulo.

Leia a íntegra em: http://www.fbes.org.br/boletins/2.htm#trocassp

»  Projeto de lei para a ES no Espírito Santo

Fonte: Valdemir Anchesqui (vanchesqui@click21.com.br)

O Fórum de Economia Popular e Solidária do Espírito Santo (FEPES) apresentou na Assembléia Legislativa do ES, através de nosso parceiro deputado Cláudio Veraza, a proposta de um projeto de lei da PEFES – Política Estadual de Fomento à Economia Solidária. Só resta agora a aprovação do projeto de lei no plenário.

»  Criação da Gerência de Economia Popular e Solidária, pela Prefeitura de Belo Horizonte

Fonte: Maria Lúcia (mlucia@pbh.gov.br)

Leia a íntegra em: http://www.fbes.org.br/boletins/2.htm#gerenciaepsminas

»  Informes e desdobramentos dos eventos de Economia Solidária na USP

Fonte: Lolita (lolita.sala@uol.com.br)

Para que alfabetizadores e demais convidados tenhamos cada vez mais clareza sobre o que é que ocorre realmente com a questão econômica atual, e alternativas; e quais conseqüências a atual situação tem na atuação de cada um de nós enquanto consumidor/trabalhador e enquanto educadores, estamos começando um grupo de “Amigos da Economia Solidária” na USP/SP. No primeiro encontro (dia 10/3) deste grupo, falamos sobre ES em geral, o que ela significa, porque é importante, o que tem a ver com educação de adultos etc. Estiveram, além de alfabetizadores de adultos, alunos de graduação da pedagogia, matemática, sociais, história, economia etc., a Camila, o Felipe e o Rodolfo da ITCP, e contamos inesperadamente com o inestimável apoio do Idalvo, consultor de Finanças Solidárias da SENAES. O encontro foi muito bom, e por isto decidimos fazer outros, no mesmo dia e horário – quintas-feiras às 11h30 da manhã na USP.

Leia a íntegra em: http://www.fbes.org.br/boletins/2.htm#festadaampliacao

»  Informativo do Artesanato RS

Estas são as notícias da edição de março de 2005:

*Semana de Artesanato de Porto Alegre

*Rede Brasileira de Artesanato participa do V FSM

*Gaúcho assume setor financeiro do SEBRAE Nacional

*Agenda de Eventos e Feiras 2005:

–> XV Feira Latino Americana de Artesanato acontece em outubro de 2005 em Porto Alegre.

–> Feira de Páscoa aconteceu no Mercado Público de Porto Alegre até o dia 25 de março/2005.

Para receber o Informativo do Artesanato RS completo, produzido pela Agência Século 21, escreva para: seculo21assecom@terra.com.br

»  CD Rom sobre “Moedas Complementares da Europa” está disponível

Fonte: Françoise Wautiez

El CD Rom contiene información sobre cerca de 23 proyectos de monedas complementarias en 11 países europeos. Es la primera publicación de este genero, presenta una gran variedad de modelos de monedas complementarias, sus modos de funcionamiento y su relevancia para enfrentar los desafíos presentes de nuestra sociedad.

Leia a íntegra em: http://www.fbes.org.br/boletins/2.htm#cdrommoedassociais

»  Incubadora Tecnológica de Empreendimentos da Socio-Economia Solidária da UFMG

Fonte: Boletim eletrônico da Rede Unitrabalho – regional de Minas Gerais (março/2005)

Continua o trabalho da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos da Socio-Economia Solidária da UFMG – ECO SOL/UFMG, que tem como objetivo prestar assessoria técnica e administrativa, de forma interdisciplinar, a grupos de trabalhadores e participantes de Programas/Projetos específicos da Prefeitura de Belo Horizonte. Outros trabalhadores podem ser assistidos conforme critérios estabelecidos pela Incubadora ECO SOL/UFMG, que busca atuar no campo da formação e produção de conhecimentos junto com os trabalhadores, contribuindo para a disseminação da práxis em socio-economia solidária. Através do PRONINC, com recursos da Fundação Banco do Brasil, estão sendo desenvolvidas atividades de incubação de grupos que visam a organizar-se como cooperativas de produção de bens e serviços.

Para receber o boletim completo da rede Unitrabalho – regional Minas Gerais, escreva para: nesth@fafich.ufmg.br

»  Início do processo de adesões à RBSES

Fonte: Euclides Mance (mance@milenio.com.br)

Em março iniciou-se uma nova etapa de organização da Rede Brasileira de Socioeconomia Solidária (RBSES): Cada empreendimento, grupo, associação, entidade, ou pessoa, para fazer parte da RBSES, deve manifestar-se publicamente aderindo à RBSES pela subscrição da Carta de Princípios e assumindo o compromisso de envolver-se em atividades conjuntas de construção da economia solidária.

Leia a íntegra em: http://www.fbes.org.br/boletins/2.htm#adesaorbses

»  As moedas sociais na Coréia

Autor: Yasuyuki Hirota

LETS (Local Exchange Trading System) y otras clases de moneda social están puestas en marcha en Corea también, aunque el idioma ha sido la barrera que impedía que los no coreanos entrevieran cómo funcionan. Estuve en Corea del Sur del lunes, 29 de noviembre al sábado, 04 de diciembre, visitando experiencias en Seúl y Taejon para establecer contactos con ellas. Y quisiera mostrar mi profundo agradecimiento a la señorita Kanako Taguchi, estudiante japonesa de intercambio que está actualmente en la universidad de Yonsei, para la traducción y contactos.

Leia a íntegra (espanhol) em: http://money.socioeco.org/es/index.php

»  Carta das Responsabilidades Humanas

Fonte: Aliança 21

La Carta de la Responsabilidades Humanas incluye un texto de contextualización y una lista de 10 principios fundamentales para que cada individuo y grupo de personas se movilice frente a sus responsabilidades. Este documento de partida está hecho para ser difundido, debatido, modificado, adaptado, etc. El proceso de la Carta comenzó durante el 2003, luego de un primer período de redacción colectiva. Actualmente, un Comité de Coordinación Internacional, que reúne a varios equipos regionales y nacionales repartidos por todo el mundo, trabaja en pos de esa puesta en debate, junto a colaboradores nacionales. El sitio web http://allies.alliance21.org/charter/ constituye una herramienta de comunicación esencial para el proceso de difusión y discusión de la Carta antes mencionado. Quedan cordialmente invitados a participar.

Para saber mais: http://allies.alliance21.org/charter/

»  “QUEM NÃO DEVE NÃO TEME”: Campanha estimula população a fiscalizar contas públicas

Fonte: Dora Sugimoto (dsugimoto@hotmail.com)

“QUEM NÃO DEVE NÃO TEME”. Este é o lema da campanha que vai alcançar toda a Bahia com o objetivo de divulgar e estimular os cidadãos a fiscalizarem as contas públicas das prefeituras e câmaras municipais. O direito é garantido pela Constituição Federal, artigo 31, parágrafo 3º, no qual consta que as contas do ano anterior estarão disponíveis ao público durante sessenta dias nas câmaras municipais.

Leia a íntegra em: http://www.fbes.org.br/boletins/2.htm#naodevenaoteme

»  Informe sobre campanha nacional contra a ALCA

Fonte: Sandra Quintela – PACS (pacs@pacs.org.br)

Alguns membros da coordenação da Campanha Nacional contra a ALCA estiveram com o Embaixador Adhemar Bahadian, que é atualmente o co-presidente da ALCA junto com o Algeier dos EUA. Esta reunião foi organizada pela Rebrip e estavam como membros da Campanha contra a Alca, João Pedro e Kima (MST) e Sandra Quintela. A reunião ocorreu no Rio de Janeiro no dia 11/3/05.

Leia a íntegra em: http://www.fbes.org.br/boletins/2.htm#campanhacontraalca

»  Conselho da UE envia projeto que institui patentes de software no continente

A vida das pequenas e médias empresas que disputam mercado com a Microsoft está ainda mais difícil. No último dia 7, o Conselho da UE enviou ao Parlamento a diretiva de patentes, que harmoniza e amplia o uso de patentes de software na Europa.

Leia a íntegra em: http://www.comciencia.br/200412/noticias/2005/patentes_software.htm

»  “O que é meu é meu, mas o que é seu é nosso!”

Fonte: Cidadania na Internet (www.cidadania.org.br)

A frase foi dita por Daniel Munduruku, do Instituto Indígena Brasileiro da Propriedade Intelectual, durante a última reunião do Conselho de Gestão do Patrimônio Genético, ao resumir as afirmações de representantes do Ministério da Agricultura de que os conhecimentos tradicionais sobre variedades agrícolas deveriam ser considerados de domínio público. Enquanto isso, no cenário internacional, a sociedade civil ganha uma batalha importante contra a biopirataria.

Leia a íntegra em: http://www.cidadania.org.br/conteudo.asp?conteudo_id=4760

»  Nova lei de patentes em debate na Índia ameaça acesso a genéricos até no Brasil

Fonte: Cidadania na Internet (www.cidadania.org.br)

Enquanto o parlamento indiano se prepara para decidir sobre a implementação no país do acordo da Organização Mundial de Comércio que regulamenta as patentes farmacêuticas, a ONG Médicos Sem Fronteiras apela aos tomadores de decisão na Índia para que garantam aos pacientes nos países em desenvolvimento a continuidade do acesso a medicamentos de preço acessível. Nos últimos anos, a Índia vem tendo um papel fundamental no fornecimento de versões genéricas de remédios usados na maioria dos países em desenvolvimento.

Leia a íntegra em: http://www.cidadania.org.br/conteudo.asp?conteudo_id=4761

»  Jornada de Agroecologia começa com críticas às multinacionais e alerta ao governo

Fonte: Imprensa – Jornada de Agroecologia (13/05/2004)

Ponta Grossa, PR (12/05/2004) – Na abertura do terceiro encontro da Jornada de Agroecologia, esta manhã, em Ponta Grossa, PR, os discursos foram marcados por duras críticas às multinacionais ligadas ao setor da alimentação e por recados de “alerta” ao governo federal. Também repercutiu entre os participantes do evento a notícia sobre a suspensão das importações de soja de empresas brasileiras pela China, após rejeição de um carregamento de 59 mil toneladas de soja contaminadas por agrotóxicos. Segundo um dos coordenadores da Jornada, Roberto Baggio, “esse fato é prova material de que não há espaço, no mercado internacional, para a comercialização de alimentos envenenados e, muito menos, transgênicos”. Baggio completa que “nenhum governo ético e responsável pode colocar em risco a saúde da sua população”.

Leia a íntegra em: http://www.fbes.org.br/boletins/2.htm#jornadaagroecologia

Agenda do FBES

»  Reunião do GT de Comunicação do Fórum Brasileiro de Economia Solidária

Objetivos: Definir a agenda para 2005; elaborar proposta para a Campanha Nacional pelo Consumo Consciente em 2005; Discutir estratégias para construção de um Centro de Documentação em Economia Solidária; Discutir a proposta de criação de uma Agência de Notícias da Economia Solidária em parceria entre o FBES, a SENAES e a Radiobrás.

Onde: Brasília/DF

Quando: 04 e 05 de abril

»  Reunião do GT de Produção, Comercialização e Consumo do Fórum Brasileiro de Economia Solidária

Objetivos: Definir a agenda para 2005; Definir a natureza e atribuições deste GT a partir dos acúmulos do FBES e dos fóruns estaduais; Discutir sobre as feiras estaduais que ocorrerão em todos os estados este ano (fazer uma primeira avaliação da rodada de feiras estaduais de economia solidária ocorridas em 2004); Definir a integração à campanha nacional pelo consumo consciente, que estará sendo planejada simultaneamente pelo GT de Comunicação do FBES; Discutir as estratégias e natureza das “Centrais de Comercialização da Economia Solidária” a serem criadas este ano.

Onde: Brasília/DF

Quando: 04 e 05 de abril

»  Reunião entre FBES e SENAES

Nesta reunião o FBES e a SENAES acertarão detalhes do uso do orçamento da SENAES a partir dos encaminhamentos da última reunião do COIN (em fevereiro) e do planejamento da SENAES para 2005. Pelo FBES foi montada uma comissão que consiste nas seguintes pessoas: Sebastiana Almire (Sindicato dos Artesãos/MS), Francisco Lucena (ADS/CUT), Ademar Bertucci (Cáritas), Lenivaldo Lima (Catende/PE), Paulo Henrique de Moraes (Fórum de ES/DF e entorno), e Secretaria Executiva do FBES.

Onde: Brasília/DF

Quando: 06 a 07 de abril

»  Reunião da Comissão de Acompanhamento do FBES

Nesta reunião, a Comissão de Acompanhamento do FBES e a Secretaria Executiva esboçarão uma primeira versão de Regimento Interno para o Fórum, a ser avaliada pela Coordenação Nacional no encontro de abril.

Onde: Brasília/DF

Quando: 06 a 07 de abril

»  Reunião dos empreendimentos membros da Coordenação Nacional

Onde: Brasília/DF

Quando: 21 de abril

»  Reunião das entidades e redes de assessoria nacionais membros da Coordenação Nacional

Onde: Brasília/DF

Quando: 21 de abril

»  Reunião da Coordenação Nacional do Fórum Brasileiro de Economia Solidária

A pauta ainda está sendo elaborada, a partir dos encaminhamentos da última reunião do COIN, a reunião com a SENAES no dia 07 de abril, as discussões dos estados e os resultados das reuniões dos GT’s

Onde: Brasília/DF

Quando: 22 a 24 de abril

Agenda mais ampla

»  Seminário sobre segunda fase do mapeamento da Economia Solidária

Promoção: SENAES

Objetivos: Capacitação e esclarecimento para os coordenadores estaduais de mapeamento para a segunda fase do mapeamento.

Onde: Brasília/DF

Quando: 31/03 e 01/04

»  Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre

No dia 2 de abril de 2005 realizaremos o Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre – FLISOL, um evento cujo propósito é promover o uso de software livre e a integração de comunidades de usuários de software livre em todos os países da América Latina. Para executá-lo, serão realizados simultaneamente eventos em cidades diferentes em que os especialistas de cada uma instalarão, de maneira gratuita e totalmente legal, software livre nos computadores das pessoas interessadas que comparecerem.

A entrada é franca, assim como as instalações dos programas!!

Maiores detalhes em: http://installfest.info/default.pt

»  Palestra “Economia Solidária e Desenvolvimento Sustentável”

Palestrante: Professora Laís Mourão (antropóloga, docente do Centro de Desenvolvimento Sustentável da UNB)

Onde: Universidade Católica de Goiás – Auditório do Básico, Área II

Cidade: Goiânia/GO

Quando: 14/04 às 19h

»  Seminário de Micro-crédito no Espírito Santo

Fonte: Valdemir Anchesqui (vanchesqui@click21.com.br)

O Fórum de Economia Popular e Solidária do Espírito Santo (FEPES) deliberou, na sua última plenária em 19/02, que realizará seminário em 28/04 sobre micro-crédito no Espírito Santo. A prefeitura de Vitória é a nossa parceira, e estamos convidando, além dos agentes de crédito do estado, o secretário Paul Singer, a Abcred e o Banco Palmas.

»  Segunda festa da ampliação dos currículos

Onde: USP – São Paulo/SP

Quando: 13 de MAIO de 2005 , com presença do professor Paul Singer (secretário nacional da economia solidária), às 15 horas.

Mais informações: www.alfausp.org.br ou Lolita (lolita.sala@uol.com.br)

Reflexões

»  Trabalho escravo: avanços e dificuldades

Neste artigo, Patrícia Audi, consultora da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, afirma que a dificuldade para combater a prática degradante do trabalho escravo está na precariedade da comunicação e nas questões legais. Motivo de vergonha para o país, esse crime é um dos mais hediondos e, ao mesmo tempo, um dos mais difíceis de combater.

Leia a íntegra em http://www.cidadania.org.br/conteudo.asp?conteudo_id=4776

»  Economia Solidária e boicotes a multinacionais

Autor: Euclides Mance (mance@milenio.com.br)

O presidente Kirchner está defendendo um boicote contra a Shell na Argentina em razão da empresa ter elevado seus preços, aumentando margens de lucro. Ao que parece, Kirchner – como chefe de Estado e de Governo – introduz a possiblidade de boicote a grandes empresas como forma pública de combater-se a inflação, mas não apenas isso. Uma vez que mencionou abertamente que a Shell também é apontada entre as piores empresas do mundo em razão de “fraudes, abuso de preços e más práticas trabalhistas” (ver reportagem ao final deste texto). O boicote se justificaria então não apenas pela razão da elevação de preços da Shell na Argentina, mas também pelas más práticas trabalhistas e fraudes da empresa que ocorreriam em várias partes do mundo.

Em Nova York, por sua vez, “pequenas empresas, líderes sindicais, vereadores e até alguns candidatos a prefeito estão se armando para evitar que a Wall Mart se instale na cidade (…) porque o movimento trabalhista considera a empresa o inimigo público número 1, por ser tão anti-sindical” e porque muitas pequenas empresas temem que as práticas de concorrência da rede as leve à falência [FSP,12fev2005].

Leia a íntegra em: http://www.fbes.org.br/boletins/2.htm#mance

Homenagem

»  22 de março: Dia Mundial da Água

Quer saber porque esta data é tão importante???

Clique em http://www.akatu.org.br/boletim/agua.html