Fonte: Cáritas Notícias (www.caritasbrasileira.org)

Mais de 70 feirantes, representando diversas comunidades rurais e urbanas do município de Jequitinhonha, participaram do Seminário sobre Feiras Livre de Economia Popular Solidária no dia 05 de agosto . O evento contou com a assessoria de Rodrigo Pires, da Cáritas Regional e de Geilson, do CAV (Centro de Agricultura Alternativa Vicente Nica) de Turmalina. Representantes da prefeitura, da Emater, do STR e da Câmara Municipal estiveram presentes em alguns momentos do evento.

Na parte da manhã os participantes ouviram e debateram as experiências apresentadas pelo CAV e pelos companheiros da Cáritas de Araçuaí. Rodrigo falou sobre o programa Feiras Livres de Economia Popular Solidária da Cáritas e sobre o Programa Marcas e Redes de Comercialização. Ressaltou ainda os conceitos e valores que a Economia Popular Solidária (EPS) vem resgatar para a construção de um novo modelo de desenvolvimento econômico e social mais justo e solidário.

À tarde, os feirantes fizeram um diagnóstico sobre a Feira Municipal e apontaram caminhos para a solução dos principais problemas detectados: estradas mal conservadas, transporte deficiente, o avanço dos atravessadores, desorganização dos feirantes, infra-estrutura inadequada, produtos com qualidade duvidosa, entre outros.

Nno final do Seminário, foi constituídauma comissão com representantes das comunidades e entidades parceiras, que ficaram encarregados de sistematizar os resultados das discussões dos grupos para elaboração do projeto de melhoria da Feira Livre de Jequitinhonha. Também será encaminhado um documento ao Poder Público local com as várias reivindicações dos feirantes.