Fonte: Cáritas Notícias (www.caritasbrasileira.org)
Nos dias 9 e 10 de agosto, feirantes de cinco regiões de Minas Gerais participaram do 2º Encontro do Programa Feiras Livres de Economia Popular Solidária e, nos dias 11 e 12, representantes das 17 redes de comercialização da agricultura familiar agroecológica se reuniram no 5º Encontro do Programa Marcas e Redes de Comercialização. Os dois encontros foram realizados na Pousada Vila da Serra, em Mário Campos, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
No dia 5 de agosto, mais de 70 feirantes representando diversas comunidades rurais e urbanas do município de Jequitinhonha (MG) participaram do Seminário sobre Feiras Livres de Economia Popular Solidária (EPS). No seminário foram apresentadas as experiências do Centro de Agricultura Alternativa Vicente Nica, de Turmalina, e da Cáritas de Araçuaí. Rodrigo Pires, assessor Regional da Cáritas, explicou o programa de Feiras Livres de EPS da Cáritas, ressaltando os valores e conceitos para a construção de um novo modelo de desenvolvimento econômico e social mais justo e solidário.
Os feirantes fizeram um diagnóstico da Feira Municipal e apontaram caminhos para a solução dos principais problemas detectados (estradas mal conservadas, transporte deficiente, avanço dos atravessadores, desorganização dos feirantes, infra-estrutura inadequada, produtos com qualidade duvidosa etc). Uma comissão com representantes das comunidades e entidades parceiras foi formada para sistematizar os resultados do seminário visando à elaboração do projeto de melhoria da Feira Livre de Jequitinhonha. Também será encaminhada uma pauta de reivindicações à prefeitura. “A organização das comunidades é a base da mudança social, sem ela qualquer iniciativa de construção de projetos alternativos será em vão”, concluíram os feirantes. O seminário foi organizado pela Cáritas Diocesana de Almenara e entidades parceiras.