Fonte: Cáritas Notícias (imprensa@caritasbrasileira.org)

Os Fóruns Estaduais da Economia enviarão até o dia 12 de maio ao Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES) listas das organizações e comunidades que atuam com projetos de Fundos Solidários e/ou Rotativos (nome, endereço e pessoa responsável) para participar de um programa de apoio do Banco do Nordeste (BNB) e da Secretaria Nacional Economia Solidária (Senaes). Para isso, "é importante que as Cáritas ajudem no levantamento dessas listas e enviem para os Fóruns Estaduais e, por segurança, também para o forum@fbes.org.br", avisa Ademar Bertucci, assessor da Cáritas. Essas organizações receberão depois correspondência do BNB com orientações para participar do programa.

Segundo ele, o objetivo do programa, mais do que aportar recursos aos Fundos existentes e dar visibilidade a experiências que confrontam a lógica do sistema financeiro dominante, pois estão fundadas na solidariedade, não na exploração e exclusão. Serão apoiadas as mais diversificadas formas de fundos solidários produtivos: locais-comunitários rotativos, estaduais, regionais, nacionais; fundos de apoio específicos (cisternas, mulheres, sementes, arroz etc.) ou genéricos (os da Campanha da Fraternidade); com diferentes formas de algum retorno, inclusive as não monetárias. As exigências burocráticas serão mínimas para garantir a lisura do projeto.

Para Bertucci, trata-se de uma conquista importante no âmbito do Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES) e de seu GT-Finanças Solidárias. Ele lembra que a Cáritas tem, além de seus fundos regionais, toda a possibilidade de listar as comissões diocesanas dos fundos de solidariedade e as demais experiências com as quais trabalha ou apóia (fundos específicos de áreas definidas, cadeias do arroz, das sementes etc). "Desde 2004, estamos tentando mapear os fundos solidários como parte do compromisso com o programa nacional de EPS. Este é um momento bom e útil para utilizar e ampliar o mapeamento", afirma Bertucci.