Documentos
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Natureza e atribuições
O GT de Produção, Comercialização e Consumo foi criado este ano, para subsidiar o avanço do movimento em estratégias que fortaleçam as cadeias de produção, comercialização e consumo de frutos da Economia Solidária, tanto internamente ao movimento (compras de insumos dentro do próprio movimento) quanto externamente (estratégias de comercialização ao público em geral, tais como as feiras de economia solidária e as centrais de comercialização da economia solidária).
São tarefas prioritárias do GT, no contexto atual:
- Debater e definir estratégias para a realização das 27 feiras estaduais que ocorrerão em 2005: avaliação das feiras ocorridas em 2004, garantia de identidade visual comum, integração à campanha nacional de divulgação da economia solidária, garantia de momentos de formação dos participantes sobre o movimento, garantia de avaliação, entre outros aspectos das feiras;
- Ainda com relação às feiras, buscar realizar Rodadas de Negócios, para que empreendimentos que não podem participar de feiras possam participar de vendas solidárias e contemplar moedas sociais e trocas solidárias nas mesmas;
- Com relação às centrais de comercialização, o GT deve debater a sua natureza, forma de gestão, funcionamento e princípios;
- Debater a distinção entre Centrais de Comercialização e Centros Públicos, pensando em suas especificidades e formas de implantação;
- Garantir o protagonismo da Economia Solidária e sua autonomia diante das injunções do Poder Público;
- Estimular as compras entre atores do próprio movimento de Economia Solidária com vistas a fortalecer as cadeias solidárias;