Fonte: http://www.aquidauananews.com/

Na segunda-feira, 21, na Capital, começa a primeira capacitação de professores, educadores para a qualificação profissional e coordenadores pedagógicos do programa nacional Saberes da Terra – uma proposta de garantir à comunidade rural do País a conclusão do ensino fundamental, de 1ª a 8ª série, além de dar qualificação profissional, potencializando desta forma, as atividades econômicas desenvolvidas em cada região.

Serão cinco dias (de 21 a 25) de formação continuada com todos os 52 profissionais que vão atuar no programa, entre professores, educadores para a qualificação profissional e coordenadores pedagógicos. Estão previstos mais três encontros ainda este ano: uma capacitação em outubro, e um seminário em novembro e dezembro.

O programa é uma parceira do Ministério da Educação (MEC), do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com demais secretarias de estado de Educação, universidades, municípios, entidades ligadas à Educação no Campo e movimentos sociais. Além de Mato Grosso do Sul, o Saberes da Terra, será aplicado em mais 11 estados (Bahia, Paraíba, Pernambuco, Maranhão, Piauí, Rondônia, Tocantins, Pará, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina) com atendimento total de 5060 estudantes.

No Estado, estão inscritos 370 – 23% superior da meta estipulada pelo MEC de 300. De acordo com a gestora de Educação no Campo da SED, Ivone Nemer de Arruda, o número excedente já estava previsto para cada turma. Para implantação do programa em MS o governo federal fez um repasse R$ 600 mil.

Ao todo, foram formadas 14 turmas: Em Anastácio (no assentamento São Manoel), Bodoquena (na fazenda Boca da Onça), Itaquiraí (assentamento Santa Rosa), Dourados (duas turmas na aldeia Bororó), Corumbá (duas turmas para os trabalhadores do transporte fluvial e uma na aldeia Guató), Ponta Porã (duas turmas no assentamento Itamarati I e uma no Itamarati II), Sidrolândia (no assentamento Jibóia) e Nioaque (no assentamento Andalúcia e colônia Conceição).

O curso

Com uma carga horária de 3.200 horas e duração de dois anos, o Saberes da Terra será desenvolvido pela modalidade de ensino de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em regime de alternância, respeitando a peculiaridade de cada região e a atividade profissional dos estudantes. “A comunidade decide o melhor momento para que sejam feitas as aulas, isso faz com que existam vários calendários escolares”, explica Ivone. “Um exemplo é o caso dos trabalhadores do transporte fluvial, que às vezes passam mais de duas semanas fora. Para eles, haverá até atendimento individual e uma maior intensificação nos estudos durante a Piracema”.

O eixo de estudos para a qualificação profissional abrange a agricultura familiar, o desenvolvimento sustentável, sistemas de produção, economia solidária e cidadania. Entre as atividades se destacam a lavoura, pecuária, extrativismo, agroindústria, aqüicultura e turismo.

Capacitação

O evento será no Hotel Internacional, na rua Alan Kardec, 223 (próximo à estação Rodoviária), a partir das 13h30min às 21h30, no dia 21. Nos demais dias, das 07h30 às 17h30. Confira a programação completa desses cinco dias:

Dia 21

13h30 –Mística – EFA/COAAMS de Campo Grande-MS

14h.00 – Abertura do Evento: Autoridades: MEC/SECAD, SED/COPEED, SDA, MTE no Estado, MDA – Delegado, SETASS, Consultor da SDT – Vitor Hugo, SEMEDs dos municípios atendidos pelo projeto, Direção da EE Geraldo Garcia, CEE, EFA/COAAMS, Comitê da Educação Básica do Campo

14h30 – Apresentação do Programa – Saberes da Terra (nacional) – Raquel Carvalho – Coordenadora Nacional do Programa Saberes da Terra

15h00 – Apresentação do Projeto – Saberes da Terra em MS: Histórico

15h50 – Princípios Pedagógicos do Projeto

19h30 – Educação do Campo e Alternância Regular de Períodos de Estudos

Dia 22

07h30 – Dinâmica inicial

08h00 – Organização dos tempos e espaços formativos

09h00 – Histórico e Concepções de EJA

09h50 – Diretrizes da EJA – Ensino Fundamental

10h30 – Currículo

13h30 – Currículo Integrado

15h00 – Experiências com currículo integrado: EFA/COAAMS de Campo Grande-MS – Sirlete A. Lopes/José Roberto

15h50 – Continuação da EFA/COAAMS;

16h20 – Experiência da Escola do MST de Araraquara-SP – Coordenação Estadual do MST.

Dia 23

07h30 – Dinâmica inicial

08h00 – Trabalho interdisciplinar

08h40 – Agricultura Familiar e Sustentabilidade

13h30 – Agricultura Familiar: Etnia, Cultura e Identidade

14h10 – Etnia – Caderno Pedagógico (Igualdade Racial)

15h10 – Cultura

16h10 – Identidade Camponesa

16h40 – Arcos Ocupacionais – Educação Profissional

Dia 24

07h30 – Dinâmica inicial

08h00 – Metodologia da alternância

08h40 – Avaliação do Projeto

09h10 – Formação Continuada e cronograma das formações

09h50 – Questões das diversidades no Projeto Saberes da Terra

13h30 – Áreas de estudos – apresentação de materiais didáticos (EJA)

14h30 – Oficina: Especificidades dos locais – elaboração dos calendários e horários

Dia 25

07h30 – Dinâmica inicial

08h00 – Continuidade das oficinas; Apresentação das especificidades de cada localidade;

13h30 – Continuidade das apresentações das especificidades e tira dúvidas; cronograma da coordenação pedagógica; efetivação das parcerias – Minuta Termo de Cooperação Técnica;

17h30 – Encerramento.