O FBES

O Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES) é um instrumento do movimento da Economia Solidária, um espaço de articulação e diálogo entre diversos atores e movimentos sociais pela construção da economia solidária como base fundamental de outro desenvolvimento socioeconômico para o Brasil.

O FBES está organizado em todo o país em mais de 160 fóruns municipais, microrregionais e estaduais, envolvendo diretamente mais de 3 mil empreendimentos de economia solidária, 500 entidades de assessoria, 12 governos estaduais e 200 municípios pela Rede de Gestores em Economia Solidária.

Organização

Atuação

O Fórum atua com duas finalidades prioritárias:

• Representação, articulação e incidência na elaboração e no acompanhamento de políticas públicas de economia solidária e no diálogo com diversos movimentos sociais, se inserindo nas lutas e nas reivindicações sociais sem perder seus princípios e sua autonomia.

O FBES busca a confluência entre as forças existentes no movimento de economia solidária e sua participação ativa em comitês, grupos de trabalho, no Conselho Nacional de Economia Solidária, junto ao legislativo e em outras instâncias de proposição e construção de políticas públicas.

• Apoio ao fortalecimento do movimento de economia solidária a partir das bases.

O FBES realiza ações de animação, potencialização e apoio ao movimento, para que os fóruns municipais, regionais e estaduais de economia solidária sejam a força que move e pauta a economia solidária como perspectiva de desenvolvimento sustentável para o país.

As atribuições das instâncias do FBES são articuladas e definidas nas plenárias nacionais de economia solidária, com ampla participação de representantes de todo Brasil.

O documento-base orientador do FBES é o Documento Final da V Plenária Nacional de Economia Solidária, realizada em dezembro de 2012, em Luziânia/GO.