DISTRITO FEDERAL

Fórum Ecosol do DF e Entorno

O Fórum é um espaço permanente de representação, diálogo, articulação, discussão, proposição, formação, troca de saberes e fomento ao desenvolvimento da Economia Solidária no Distrito Federal e Entorno. Congrega empreendimentos econômicos solidários (EES), gestores públicos (GP) e entidades de assessoria e fomento (EAF), além de outros movimentos e pessoas comprometidos/as com os objetivos, princípios e valores da Economia Solidária (ES).

Conheça o FESDFE

Conquistas e Desafios

Ao longo de 15 anos de Movimento de Economia Solidária no Distrito Federal e no Entorno alguns avanços e retrocessos marcaram a história do Fórum. A cada ano, planos de trabalho foram sendo construídos, feiras, formações, assistência técnica, acesso a crédito a partir de fundos solidários e bancos comunitários foram conquistas, gradativamente implementadas.

Localização: Centro Público de Economia Popular e Solidária (CPES DF) – Setor Comercial Norte (SCN), Quadra 1.

WhatsApp: (61) 985 283 661

Email: secretaria.fes.dfe@gmail.com

Funcionamento: de 9 às 18 horas

Valores e Princípios

O FESDFE tem como objetivo o fortalecimento do Movimento EcoSol, difundindo seus princípios e práticas, representando-o frente à sociedade e aos poderes públicos e articulado-o no DF e Entorno. Seu valor central é o trabalho, o saber e a criatividade humanos e não o capital/dinheiro e a sua propriedade, sob quaisquer de suas formas. A EcoSol representa práticas fundadas em relações de colaboração solidária, inspiradas por valores culturais que colocam o ser humano como sujeito e finalidade da atividade econômica, em vez da acumulação privada de riqueza em geral e de capital em particular. Outros objetivos específicos definem ainda melhor os princípios e eixos de trabalho do FESDFE

MOTIVAÇÃO

a ideia em movimento

O FESDFE teve como propósito, desde sua criação, o reconhecimento de outra economia e sociedade. Buscou tornar-se instrumento legítimo de fortalecimento de diretrizes para políticas públicas, voltadas para a valorização do trabalho e da cidadania. No seu início, o Fórum se organizou em Grupos de Trabalho (GTs) – à época nos GTs de Comunicação; Educação; Produção, Comercialização e Consumo; e Organização Social.

Hoje, após Plenária de JUL/18, o FESDFE se organiza através dos GTs de Comercialização e Consumo Solidário; de Saúde Mental e Ecosol; de Diversidades; de Cultura; de Agricultura Familiar; e de Outras Economias Transformadoras. Fazem parte de cada GT empreendimentos, gestores públicos e entidades de assessoria e fomento, com propostas e desafios para a implementação da EcoSol.

Neste espaço, “desenvolvimento” envolve a criação das condições para que cada pessoa possa expressar suas capacidades, possibilidades, fazeres, saberes e sentidos. Isto exige que os processos levem em conta a solidariedade, a confiança, a autogestão, a coletividade, o respeito, a credibilidade, a dignidade e a responsabilidade.

Movimento

Alternativa estratégica

“A Economia Solidária é um modo coletivo de organizar a economia e, desta forma, a produção, a comercialização, o consumo e as finanças. Por colocar o desenvolvimento humano e o bem-viver como objetivo, ela se apresenta como uma alternativa viável e estratégica neste momento de variadas crises em que estamos vivendo. O Fórum é este espaço em movimento, onde pessoas e organizações se reúnem para construir o bem-viver.”

– Synara Almeida

AGENDAS

Próximas Atividades

15

MAR/19

REUNIÃO DE COORDENAÇÃO

Atividade regular de articulação da Coordenação do Fórum EcoSol DF e Entorno. Reunião FECHADA.

detalhes da atividade

O almoço é solidário, o que implica que cada pessoa pode levar algum ingrediente e colaborar com a cozinha, conforme sua habilidade. Também são aceitas contribuições voluntárias a partir de cinco reais (R$ 5), destinadas ao Fundo Rotativo.

12

ABR/19

Rodada de OPORTUNIDADE

Encontro de consumidores e produtores em uma mesa de negócios, para fechar acordos de comercialização solidária.

detalhes da atividade

Atividade do abertura ao diálogo do Fórum EcoSol, relacionada ao GT Saúde Mental e EcoSol. Para o espaço Imaginário Cultural, em Samambaia/DF, às 14 horas, estão convidados(as) usuários(as) e profissionais da Rede de Atenção Psicossocial.

LOCALIZAÇÃO: QS 103, Conj. 5, Lote 5 – Samambaia Sul. 
MAPA: https://goo.gl/maps/a7ySj1MgUGF2

17

ABR/19

WEBINAR II – cirandas 2.0

Segundo seminário virtual para apresentação do Plano de Vida da plataforma Cirandas.net, gerado a partir do CPES DF.

DETALHES DA ATIVIDADE

O diálogo será realizado via Zoom e conduzido por Marcelo Inácio de Sousa e Diogo de Castro Lopes (Aldeia Mundo). O Cirandas.net é uma iniciativa do Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES) e a Aldeia Mundo é a parceira técnica no desenvolvimento e inovação. O webinar agendado tem o ID 505 451 759.

20

ABR/19

2ª REUNIÃO TERRITORIAL DE EES

Atividade realizada com o fomento do Projeto Centro-Oeste Solidário
(CEA – SENAES/MTb)

DETALHES DA ATIVIDADE

Local: Centro Público de EcoSol DF
Horário: de 9 às 18 horas.

Encontro com quinze (15) EES envolvidos no Projeto Centro-Oeste Solidário, que objetiva promover e o fortalecer a comercialização solidária e o consumo responsável por meio do apoio aos arranjos econômicos territoriais. O CO Solidário é executado pelo Centro de Estudos e Assessoria (CEA) com o fomento da Subsecretaria da Economia Solidária do Ministério do Trabalho (SENAES/MTb).

22

ABR/19

CURSO DE BORDADO

Início do Curso de BORDADO, atividade com duração de três (3) dias, realizada por empreendimentos da EcoSol.

DETALHES DA ATIVIDADE

Local: Centro Público de EcoSol DF
Horário: de 14 às 16 horas.

Pessoas e organizações interessadas em participar podem se dirigir ao local sem necessidade de inscrição prévia. A pauta da reunião será divulgada uma (1) semana antes da realização da agenda.

27

abr/19

ENCONTRO DA ECOSOL 2019

Atividade destinada à articulação das principais frentes de desenvolvimento da EcoSol no DF e Entorno.

DETALHES DA ATIVIDADE

Local: Centro Público de EcoSol DF.
Hora: de 14 às 16 horas.

Reunião ordinária da Coordenação do FESDFE, da qual participam representantes (titulares ou suplentes) das organizações que coordenam o Fórum. Pessoas e organizações interessadas em colaborar precisam solicitar participação pelo e-mail da Secretaria Executiva.

Formações

Comunidades de Aprendizagem

Os melhores resultados são obtidos onde existe espaço de diálogo com a sociedade civil e vontade política. Este caminho tem apontado para a reaproximação da EcoSol com setores que demandam inclusão produtiva pelo trabalho, com solidariedade e autonomia. Este movimento pulsa no coração de todas as pessoas que têm vontade de viver em uma sociedade melhor, para todas que se sentem indignadas com a pobreza, a violência, a exclusão social. São bem vindos e bem vindas à EcoSol todos e todas aquelas que tecem uma sociedade melhor.

O que é Economia Solidária?

Formação básica com pessoas que buscam compreender como é possível semear outra economia, a partir do ser humano e não apenas do dinheiro. Aqui, o valor está nos saberes de cada um e cada uma, no diálogo sobre a realidade e a cultura na construção de novos saberes.

DURAÇÃO: QUATRO (4) HORAS

Como organizar Grupos de Consumo?

Os Grupos de Consumo Responsável (GCR) são iniciativas de consumidores organizados que viabilizam o consumo de produtos orgânicos e agroecológicos a preços acessíveis, estabelecendo nova relação de compra e venda com agricultores(as) familiares e consumidores(as), estimulando a proximidade entre as pessoas, fortalecendo circuitos curtos de comercialização.

DURAÇÃO: DEZESSEIS (16) HORAS

Como organizar Fundos Rotativos?

O Fundo Rotativo (FR) é um dispositivo de democratização de recursos. Observando a ideia ao pé da letra, é fundo porque reúne recursos, é rotativo porque os recursos circulam entre todo mundo que participa e é solidário porque cada pessoa recebe o benefício, mas também pensa no outro e volta a compartilhar os recursos que antes estavam disponíveis.

DURAÇÃO: DEZESSEIS (16) HORAS

Curso de Bordado

Oficinas de Artesanato – técnicas de BORDADO. A oficina demanda uma contribuição de R$ 15,00 – valor que é revertido para aquisição de um kit de bordado, a ser entregue para cada pessoa interessada em participar. Na oficina fazemos uma conversa sobre o valor do trabalho da(o) artesã(o).

DURAÇÃO: SEIS (6) HORAS.

Últimas

Notícias e Informes

Informações sobre a Economia Solidária no Distrito Federal e em outros estados brasileiros.

Segunda CSA começa a conviver no Centro Público

As atividades do segundo Ponto de Convivência de uma Comunidade que Sustenta Agricultura (CSA) começaram hoje (30/mar), no Centro Público de Economia Solidária (Brasília/DF). A CSA Paulo Freire reúne a família da agricultora Tânia Aguiar e mais 18 famílias de coagricultores(as).

Executiva FBES se reúne em Brasília

A Coordenação Executiva do Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES) permanece reunida até hoje (13/DEZ) em Brasília/DF, no Instituto Bíblico de Brasília. A atividade, iniciada na última terça-feira (11), contou com a participação de representantes e militantes da...

Atendimentos no CPES DF (2019)

Anos do FESDFE (2019)

Feiras de EcoSol (2019)

Reuniões de Trabalho (2019)

para fazer contato

Localização: Centro Público de Economia Popular e Solidária (CPES DF) - Setor Comercial Norte (SCN), Quadra 1 - Asa Norte - Brasília/DF

WhatsApp: (61) 985 283 661

E-mail: secretaria.fes.dfe@gmail.com

Funcionamento: de 9 às 18 horas, de segunda a sexta-feira.

REDES SOCIAIS DO FESDFE