Brasília/DF, 07 de abril de 2018.

NOTA DO FÓRUM BRASILEIRO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA EM SOLIDARIEDADE AO EX-PRESIDENTE LULA

O Fórum Brasileiro de Economia Solidária vem a público manifestar sua solidariedade ao companheiro e ex-presidente Lula diante da profunda injustiça a que vem sendo submetido.

A negação do direito à defesa até a última instância, premissa prevista na Constituição Federal, por um sistema judiciário que age politicamente rasgando as leis que deveriam nortear sua atuação, configura-se como mais um passo da estratégia da direita para sufocar o projeto de país que vinha sendo construído desde 2003 voltado a garantir direitos básicos àqueles que sempre foram negligenciados por governos anteriores.

Com o golpe que destituiu a presidenta Dilma, iniciou-se a implantação de uma agenda política absolutamente antagônica ao projeto eleito pela maioria dos brasileiros em 2014. A aprovação da PEC 55/2016 que definiu o teto para os gastos públicos, a reforma trabalhista, a privatização das empresas públicas, o desmonte das políticas para a agricultura familiar, o perdão de dívidas do agronegócio, o sucateamento das universidades públicas, entre outras iniciativas voltadas a reduzir direitos dos trabalhadores e entregar o patrimônio nacional, vem deixando explícitos quais eram os reais propósitos da estratégia das elites e do capital internacional iniciada com o impeachment.

O passo seguinte foi a criminalização do ex-presidente Lula, de forma a inviabilizar sua candidatura, já que sua vitória é dada como certa nas pesquisas qualquer que seja o cenário eleitoral. Com um judiciário que atua de acordo com convicções e não com provas e que se apresenta declaradamente refém da opinião pública, Lula foi condenado à prisão a partir de um julgamento político e injusto.

A militância do Fórum Brasileiro de Economia Solidária, atuante no campo, na floresta e nas cidades na defesa de um desenvolvimento inclusivo e sustentável, se manifesta contra a criminalização do ex-presidente Lula e das demais lideranças dos movimentos sociais que vem sofrendo perseguições políticas, e se coloca ao lado de todas/os aquelas/es brasileiras/os que lutam por um País mais justo e solidário!

Lula livre!

Fórum Brasileiro de Economia Solidária

Pin It on Pinterest

Share This