O Caderno sobre Economia Solidária e Feminista do Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES) é fruto de um processo de discussões e construção coletiva provocado pelo Projeto Economia Solidária e Feminista como Estratégia para Autonomia e Auto-Organização das Mulheres, uma iniciativa do GT de Mulheres do FBES desenvolvida com o apoio da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM-PR), por meio de convênio com a Cáritas Brasileira.

O projeto em questão, desenvolvido entre 2013 e 2016, promoveu a realização de um processo de formação junto às mulheres atuantes nos fóruns estaduais de economia solidária e em grupos e/ou organizações parceiras, com o objetivo de fortalecer o protagonismo das mulheres nestes espaços e problematizar a perspectiva da economia feminista no contexto da economia solidária.

Neste contexto, foi concebido pelo GT de Mulheres do FBES um curso em plataforma de ensino à distância sobre economia solidária e feminista, cujo processo de preparação foi realizado com ampla participação das mobilizadoras estaduais do projeto. Dessa forma, realizou-se um extenso levantamento de documentos de referência, artigos, livros, matérias jornalísticas e vídeos que serviram como material de estudo e bibliografia para o curso.

Esse caderno apresenta, portanto, a consolidação do levantamento bibliográfico sobre economia solidária e feminista realizado coletivamente no processo de organização do curso. Apresenta alguns textos e documentos de referência para o FBES e seu GT de Mulheres e, na sequência, traz uma coletânea de livros, artigos e vídeos sobre a temática, com suas referências eletrônicas para download. Cabe destacar a importância dos materiais disponibilizados pela Sempreviva Organização Feminista (SOF) e pela Rede de Economia Solidária e Feminista (RESF).

Para fazer o download da publicação, clique aqui.

Pin It on Pinterest

Share This