Organizada a partir da mobilização voluntária de diversos/as militantes e entidades parceiras, a XIV Reunião da Coordenação Nacional do FBES foi realizada entre os dias 17 e 19 de novembro de 2016, no Parque São João em Contagem/MG. O encontro contou com a participação de 47 pessoas, reunindo representantes de 13 estados e do Distrito Federal.

A reunião teve como objetivo realizar uma reflexão acerca do cenário político e uma análise de conjuntura interna e externa, visando fortalecer as ações e planos dos fóruns macrorregionais, estaduais, territoriais e locais, além de discutir os próximos passos para a realização da VI Plenária Nacional de Economia Solidária.

O encontro foi iniciado com um debate sobre a conjuntura conduzido pelo prof. Roberto Mercadante (Centro Universitário Una/MG), que discorreu sobre o momento de crise política e econômica, tanto no contexto brasileiro quanto internacional. Na sequência, os participantes construíram coletivamente a linha do tempo do Movimento de Economia Solidária a partir de 1994, resgatando momentos e fatos históricos. Houve também um momento para a reflexão sobre desafios e estratégias macrorregionais, no qual os participantes se dividiram em 5 grupos e realizaram um planejamento de suas atividades.

Por fim, foi iniciado o planejamento da VI Plenária Nacional. Foi debatida uma proposta de pauta inicial e sugerida a criação dos seguintes GTs:

  • Mulheres
  • Comunicação
  • Mobilização e articulação política/ marco legal
  • Relações internacionais
  • Educação e cultura
  • Estratégias econômicas

A proposta é que as plenárias estaduais ocorram até dezembro/2017 e a etapa nacional seja realizada no 1° semestre de 2018.

Veja aqui o relatório completo da reunião.