Por Secretaria-Executiva do FBES

Uma articulação que nasceu com o objetivo de debater o tema da Agroecologia, Saúde e Justiça Ambiental, Soberania Alimentar, Economia Solidária e Feminismo. e se propor a relacionar estes temas para defesa e construção de outro modelo de desenvolvimento. Ela envolveu diversos movimentos sociais, inclusive o Fórum Brasileiro de Economia Solidária.

Em 18/12/2015, foi realizada a Caravana Territorial do Rio Doce, em Minas Gerais envolvendo diversas organizações e movimentos sociais. Em ata escrita:

“Encontro Diálogos e Convergências pela Articulação Nacional de Agroecologia coincidiu com a tragédia de Mariana. Nesse contexto surgiu a ideia de uma Caravana Territorial na região atingida, e foi realizada uma discussão sobre essa proposta nos dias 27 e 28 de novembro de 2015 durante o Seminário Estadual da Caravana Agroecológica e Cultural do Rio de Janeiro “Existe Agricultura no Rio de Janeiro: Existe, Resiste e Alimenta”, promovido pelo Projeto Comboio Agroecológico do Sudeste. Na reunião diferentes organizações 1 reunidas em Casimiro de Abreu/RJ promoveram duas rodas de conversa para compartilhar experiências, olhares e discutir ações conjuntas em torno do crime/tragédia/desastre decorrente do rompimento das barragens de rejeitos de minério de ferro em Mariana/RJ, da Samarco-Vale-BHP. Foi então marcada a reunião de Belho Horizonte no dia 18/12 para dar continuidade à proposta.”

Acesse a ata da reunião em: http://migre.me/sCFmj