Por Assessoria (http://pagina20.net)

Frente Parlamentar Mista em Defesa da Economia Solidária e Economia Criativa (Fesec) foi lançada ontem em Brasília – Foto: Zeca Ribeiro

Durante o lançamento oficial da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Economia Solidária e Economia Criativa (Fesec), ocorrido em 16 de dezembro, em Brasília, o deputado federal Raimundo Angelim (PT-AC), articulador e coordenador do colegiado, defendeu mais uma vez o fortalecimento do segmento das atividades econômicas ditas populares, e ressaltou sua importância para o desenvolvimento do país.

“Tanto a economia solidária quanto a economia criativa são alternativas que representam uma nova dimensão nas relações econômicas, promovendo trabalho, renda, inovação, sustentabilidade, inclusão social e a diversidade cultural. Para mim, a criatividade é a forma mais inteligente e eficiente de enfrentarmos a crise e superarmos um dos mais difíceis momentos pelos quais passa a economia”, justificou.

Angelim lembrou que durante sua gestão na prefeitura de Rio Branco (2005-2012), várias foram as ações de fomento da economia solidária, com a criação inclusive de todo o marco legal da atividade no município, experiência que o influencia em seu engajamento e atuação pela causa no âmbito do Parlamento Brasileiro.

“Milhares de famílias tem superado a falta de oportunidade no mercado de trabalho por meio de empreendimentos criativos e solidários. Por isso, assumi o compromisso de contribuir, por meio do mandato, para o fortalecimento desse segmento. Para mim é uma missão motivadora atuar no sentido de incentivar e apoiar iniciativas como essas que incluem: o artesanato, as feiras, a música, o teatro, a agricultura familiar e alimentação, por exemplo, que possibilitam tanto a valorização das riquezas culturais quanto a geração de renda para a comunidade.”, justificou.

Presente ao ato, o secretário nacional de Economia Solidária (Senaes), o economista Paul Singer, cuja atuação é reconhecida internacionalmente, enalteceu a iniciativa de Angelim como forma de tornar as ações políticas mais eficientes. “Esse apoio é fundamental, pois essas atividades ainda são muito prejudicadas no Brasil”, pontuou.

Representantes de entidades como a Caritas Brasileira e Fórum Brasileiro de Economia Solidária também se fizeram presentes.

Aderiram à Frente 205 deputados federais e 21 senadores e o registro foi aprovado pela Mesa Diretora da Câmara em outubro deste ano. Vários deles estiveram no ato de lançamento, entre os quais: Adelmo Leão (PT-MG), Ana Perugini (PT-ES), Bohn Gass (PT-RS), Maria do Rosário (PT-RS), Ságuas Moraes (PT-MT) e Padre João (PT-MG), Pedro Uczai (PT-SC), Davidson Magalhães (PCdoB-BA), Daniel Almeida (PCdoB-BA), Fábio Mitidieri (PSD-SE), Chico Lopes (PCdoB-CE), Rômulo Gouveia (PSD-PB), Helder Salomão (PT-ES) e Paulo Teixeira (PT-SP).

A Frente Parlamentar é uma entidade suprapartidária de cunho associativo, sem fins lucrativos, cujo objetivo principal é acompanhar a aplicabilidade e execução das políticas públicas referentes ao tema, além de colaborar com a criação e adequação de um marco legal, bem como promover intercâmbios, debates e articulação com as demais instituições a fim de fortalecer essas inciativas em todo o país.