Fonte: Rogério Dalló (rogeriodallo@terra.com.br)

“Desafios da Economia Social e Solidária frente ao Desemprego e à Pobreza na América Latina”

HISTÓRICO & ANTECEDENTES

Em junho de 1975, num Congresso realizado na Venezuela, foi constituída, a Confederação Latino-americana de Cooperativas e Mutuais de Trabalhadores – COLACOT, organização de âmbito Latino-americano que reúne Cooperativas, Associações, Mutuais e organizações de apoio à Economia Social e Solidária.

No marco de seus 30 anos de existência a COLACOT está promovendo seu VI Congresso Latino-americano, em Porto Alegre, em setembro de 2005.

Antecedendo ao VI Congresso estaremos promovendo um Seminário Internacional para debater os “Desafios da Economia Social e Solidária frente ao Desemprego e à Pobreza na América Latina”. Numa parceria entre a COLACOT e a OCERGS-SESCOOP/RS, em continuidade ao trabalho conjunto iniciado no Fórum Social Mundial 2005, decidiu-se unificar o Seminário Latino-americano com o já tradicional Fórum Nacional da Solidariedade(IV Edição) dando-lhes a dimensão de I Fórum Latino-americano da Solidariedade.

A OCERGS, Sindicato e Organização das Cooperativas do RS, integra o Sistema OCB e atualmente congrega aproximadamente 900 Cooperativas de todos os Ramos. O evento pretende ser um momento de debate e aprofundamento do tema da solidariedade como paradigma e base para o desenvolvimento sustentável, tendo como centro o ser humano em todas as suas dimensões, na perspectiva de desenho e construção do poder social do Movimento dos Trabalhadores.

Os debates focarão o papel do Cooperativismo, do Associativismo, do Mutualismo, enfim do universo das organizações da Economia Social e Solidária frente aos desafios da pobreza, da miséria e da exclusão social, oportunizando alternativas de trabalho e renda frente às investidas de uma política neoliberal concentradora da riqueza e geradora de uma cultura da competição, do utilitarismo e do individualismo.

A metodologia compreende painéis com possibilidade de perguntas e debates entre painelistas, debatedores e participantes.

Urge a defesa e construção de propostas alternativas de desenvolvimento a partir da perspectiva de construção do Poder Social do Movimento dos Trabalhadores, onde Sindicatos, Cooperativas, Mutuais, Associações e demais formas de organização dos trabalhadores possam assumir o protagonismo dos desenvolvimento econômico, social e cultural com base nos princípios e valores humanistas, especialmente a solidariedade, a complementaridade e a cooperação.

Frente a um modelo neoliberal que defende a competição selvagem, estamos desafiando a todos para se engajarem na construção de um modelo de sociedade onde o ser humano seja o centro e a solidariedade um valor essencial e modelo de desenvolvimento. Venha somar-se às centenas de organizações de toda a América latina que integram as fileiras da COLACOT, do Cooperativismo, de Poderes Públicos e outras iniciativas da sociedade civil que estarão presentes neste Evento.

Informações: (51)32248950 ou www.ocergs.com.br no Link “eventos”

Obs.: As Inscrições são gratuitas