Fonte: Fórum Paranaense de Economia Solidaria (economiasolidariapr@gmail.com)

Autor: Leonardo Severo

A Agência de Desenvolvimento Solidário (ADS) realizou no dia 08 de agosto uma reunião em Brasília para debater projetos ligados à agricultura familiar e à produção do biodiesel no Norte e Nordeste a partir de uma estratégia de sustentabilidade econômica, social, cultural e de crescimento local. “Entre fevereiro e maio, fizemos um mapeamento e sensibilização junto às associações e cooperativas de trabalhadores para a organização de economia solidária tendo como foco o biodiesel. Conseguimos, a partir da análise da prospecção, escolher três experiências (Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte), que se demonstraram viáveis e que contarão com todo nosso apoio”, declarou Maria Eunice Wolf, coordenadora da ADS.

Além da mamona, outras oleaginosas da região como pinhão e babaçu devem ser incorporadas ao projeto, que cria condições para que sejam afastados os riscos da monocultura.

De acordo com Eunice, “o objetivo é que os agricultores familiares, além do plantio e do trabalho da matéria-prima, construam um ciclo virtuoso de desenvolvimento com geração de trabalho e renda, se aproximem e tenham controle do processo produtivo e que o resultado final seja compartilhado”.

PARCEIROS – Entre os possíveis parceiros para a viabilização do projeto, que demonstraram “desejo político e compromisso”, encontram-se a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável do Ministério do Meio Ambiente; Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário; Secretaria de Qualificação do Ministério do Trabalho, Fundação Banco do Brasil e Petrobrás.

Para apoiar cerca de cem empreendimentos solidários, “fomentar a construção de iniciativas de crédito, a organização da produção, a formação e qualificação de trabalhadores, acompanhando a gestão das empresas”, a ADS conta com dez 10 escritórios em todo o Brasil.

Estiveram representando a CUT no encontro os dirigentes Antonio Carlos Spis e Francisco Miguel de Lucena; Wilmar Lucatelo, da Comissão da Amazônia e Temístocles Marcelos Neto, da Comissão do Meio Ambiente.