Autora: Shirlei Almeida – IMS (ssilva@ubee-marista.com.br ou (61)3224-1100)

Cara gente, agora é real, o convênio entre a Fundação Banco do Brasil (FBB), Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES/MTE) e o Instituo Marista de Solidariedade (IMS) foi assinado, e estamos dando início à orquestração deste programa.

As feiras solidárias, como lugar privilegiado para o encontro, a conversa, a troca, a busca daquilo que nos alimenta o corpo e a alma, são um lugar onde uma outra economia pode e deve acontecer. Elas são importante estratégia de comercialização, espaço de trocas solidárias, de venda direta e de rodada de negócios, que permitem por um lado viabilizar os produtos comercializados da economia solidária como também resgatar a relação de cuidado entre os empreendimentos e os consumidores, buscando conseqüentemente favorecer a fidelidade do consumo dos produtos e serviços de origem solidária e também da produção familiar e agro-ecológica.

O apoio às Feiras de Economia Solidária no Brasil faz parte de uma proposta mais ampla de promoção da Política Nacional de Comercio Ético Solidário e do Consumo Responsável, desafio a que se propõe o Departamento de Fomento da SENAES, em parceria com o IMS, o FBES – Fórum Brasileiro de Economia Solidária e a FBB, como uma das estratégias para fomentar a economia solidária em todo o território Brasileiro.

A previsão é que até o final de agosto já tenhamos aprovado os projetos e contratado as pessoas nos estados que vão fazer o papel de articuladores estaduais. Acreditamos que o processo de preparação das feiras pode ser um grande aglutinador de força e energias criativas que potencializem a Economia Solidária, quer seja os grupos/redes de trocas, quer seja com os prossumidores, ou mesmo aqueles que vão se achegando devagarinho para a Economia Solidária. É importante dar destaque ao cuidado e ao respeito ao humano, aos bichos e plantas, as águas e florestas.