Fonte: Adital Notícias (www.adital.com.br)

O atual embaixador da Colômbia nos Estados Unidos, Luis Alberto Moreno, foi eleito, durante a reunião dos governadores do banco, em Washington, para presidir o Banco Interamericano de Desenvolvimento. Moreno é o quarto presidente da história da entidade, cargo que ocupará por cinco anos. Moreno derrotou o atual vice-presidente do BID, o brasileiro João Sayad; o ministro da Economia do Peru, Pedro Pablo Kuzcynski; o ex-titular venezuelano de Fazenda, José Alejandro Rojas; y o Presidente do Banco Central de Nicarágua, Mario Alonso.

Moreno assumirá a presidência do Grupo BID em outubro, para comandar o Banco Interamericano de Desenvolvimento, a Corporação Interamericana de Investimentos e o Fundo Multilateral de Desenvolvimento.

O colombiano foi eleito com o dobro de votos necessários, dos países membros. Moreno agradeceu aos apoios recebidos, entre os quais contou com o respaldo dos Estados Unidos, apoio-chave para a sua vitória já que esse país conta com trinta por cento do capital do banco.