Fonte: Pe. Nelito Dornelas e Mara Lúcia Oliveira (cebs-formacao@veloxmail.com.br)

Do dia 19 a 23 de julho de 2005, estará acontecendo, na cidade de Ipatinga – MG, diocese de Itabira – Cel. Fabriciano, a realização do XI Encontro Intereclesial de CEBs. Para o evento, estão sendo esperadas 3.800 pessoas. Acontecerá também, em Vitória – ES, de 14 a 17 de julho, um Encontro Intercontinental em preparação da delegação estrangeira que também participará do evento. Ainda, em Cel. Fabriciano, de 16 a 18 de julho, esteve reunida a delegação indígena. Durante o Intereclesial, iremos estudar, refletir, debater e celebrar a caminhada das CEBs, a partir do método Ver, Julgar e Agir, dentro do tema central do Encontro: CEBs, espiritualidade libertadora. Seguir Jesus no compromisso com os excluídos. Para o quarto dia do Encontro, dedicado ao Agir, está sendo programada a realização de trinta e seis (36) tendas de trocas de saberes.

A estrutura das tendas está sendo pensada a partir de seis eixos temáticos que se subdividirão em seis temas específicos de acordo com o eixo, a saber:

· CEBs e a espiritualidade libertadora (arte e liturgia, bíblia, formação e catequese, ecumenismo, inculturação e diálogo inter-religioso, estruturas eclesiais e ministérios)

· CEBs, a dignidade humana e a promoção da cidadania (portadores de necessidades especiais, negros, migrantes e imigrantes, moradores de rua encarcerados, saúde)

· CEBs e a formação de um novo sujeito (criança, adolescência e juventude, família, relações de gênero e gerações, mulheres, idosos)

· CEBs e a construção de um outro mundo possível (fé e política, 4º semana social brasileira, economia solidária, poder local e controle social, cidade, solidariedade e paz)

· CEBs e a via campesina (ecologia, luta pela terra e reforma agrária, terra e água, barragens, povos indígenas, agronegócio e a economia dos pequenos)

· CEBs e a educação libertadora (escola família agrícola, escola pública, pré-vestibular, educação popular, educação indígena, comunicação)