Fonte: ademar@caritasbrasileira.org

Entre os dias 13 e 18 de setembro, representantes de todos os povos do cerrado brasileiro estarão no Norte de Minas. Na bagagem, as plantas medicinais, artesanato, experiências de práticas sustentáveis no manejo do cerrado e muita cultura. Trata-se da Feira e Grito do Cerrado, eventos tradicionais, promovidos pela Rede Cerrado de ONGs (Organizaçõs Não-Governamentais). De 13 a 15, a Rede Cerrado realizará sua assembléia anual, que contará com a participação de representantes das 92 entidades filiadas.Dos dias 15 a 18, acontecerá na parte histórica de Montes Claros, a Feira e Grito dos Povos do Cerrado, com exposição de toda a vida e cultura desses povos.

Para o evento estão sendo mobilizadas e esperadas cerca de 5000 pessoas, homens e mulheres do cerrado brasileiro, de autoridades nacionais como o Ministro do Desenvolvimento Social Patrus Ananias, a Ministra do Meio Ambiente Marina Silva e o presidente da república Luis Inácio Lula da Silva, além de representantes do poder público estadual e municipal.

GT Cerrado – Em agosto de 2004, o norte de Minas recebeu a visita da ministra do meio ambiente Marina Silva. Na oportunidade, representantes do movimento social da região, contribuíram com apresentação de propostas para o Programa Cerrado da Secretaria de Biodiversidade e Floresta do Ministério do Meio Ambiente. Nas propostas apresentadas, reforçou-se a importância de fortalecer políticas de conservação, manejo e uso sustentável dos recursos naturais e potencialidades do cerrado e valorização das populações locais, tradicionais e peculiares nos modos de cultivar e viver. Observou-se a conjuntura regional de expansão do agro e hidronegócio, a luta das populações tradicionais da região na busca dos territórios quilombolas e dos geraizeiros, contra a expansão excludente do eucalipto na região da nascente do Riachão e região do Alto do Rio Pardo.

Organização – As atividades alusivas ao bioma cerrado, que ocorrerão em Montes Claros, estão sob a responsabilidade da Rede Cerrado, representada na Região pelo Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas e Prefeitura Municipal de Montes Claros.